O complexo começou a ser construído durante o reinado de Sesóstris I (1971 - 1926 a.C.), e continuou ao longo de 305-30 a.C., durante o Reino Ptolomaico. Foi concluído apenas 1.600 anos depois, durante o Império Novo no Egito.
As divindades cultuadas nos templos de Carnaque são Montu, o deus guerreiro; Amon, o principal deus de Tebas, e sua esposa Mut.
Juntos, Amon, Mut e o filho do casal, Quespisiquis (ou Consu, deus egípcio associado à Lua), formam a "Tríade Tebana".
O complexo de Carnaque era formada por "uma coleção de templos e outros edifícios construídos por diversos faraós", conta a revista Archeology.
O time responsável pelas escavações afirma que descobriu um recipiente a conter uma coleção de joias e estatuetas datadas entre 664 - 526 a.C., durante a 26ª Dinastia, ou Período Saite, a última a governar o Egito antes de sua conquista pelos persas.
Entre as joias descobertas havia uma tríade de estatuetas dedicadas aos três deuses honrados pelo edifício, um broche de metal, amuletos de deidades em forma de animais e colares de conta banhados a ouro.
Eles seguirão, agora, para a exposição no Museu de Luxor.
Fonte: https://revistaforum.com.br/cultura/2025/3/10/triade-de-tebas-coleo-de-joias-inedita-encontrada-em-homenagem-deidades-egipcias-175404.html
Nota: arte que seria inexistente em um mundo ateu 😤🤭😏.
Nenhum comentário:
Postar um comentário