As escavações foram feitas em Kach Kouch, a noroeste do Marrocos, onde foram descobertas evidências de ocupação humana datadas entre 2.200 a.C. e 600 a.C., em uma área de aproximadamente 31 quilômetros, localizada entre o Mediterrâneo e o Atlântico.
As escavações sugerem diferentes formas de ocupação, com um período inicial nômade, entre 2.200 e 2.000 a.C., e uma segunda fase — datada de 1.300-900 a.C. —, marcada pelo estabelecimento de uma comunidade agrícola estável e o começo da sedentariedade entre os fenícios do Magrebe.
Entre os itens escavados na região estavam tijolos de barro e madeira, silos feitos em grandes rochas para abrigar a produção da agricultura, pedras de amolar e resquícios de plantações de cevada e trigo.
Já uma terceira fase da ocupação do território, que remonta a 800 a.C. - 600 a.C., pôde ser identificada a partir de inovações culturais que chegaram ali através do Mediterrâneo oriental, como materiais em cerâmica, ferramentas de ferro e novas formas de construção arquitetônica no trabalho com pedras.
"Essa mistura de práticas locais e estrangeiras ilustra como a comunidade participou ativamente de redes de intercâmbio mediterrâneas", nota a revista Phys.
Os fenícios, civilização que se estabeleceu em postos comerciais e marítimos ao longo da costa marroquina entre os séculos 9 e 6 a.C., eram compostos por cidades independentes e conhecidos por suas habilidades no comércio de mercadorias e na navegação.
Eles habitaram a região do Marrocos durante vários séculos, e contribuíram com a formação cultural e com a herança dos povos púnicos, como os cartagineses da Antiguidade, que se estabeleceram na Bacia do Mediterrâneo, onde fundaram Cartago, a mais famosa cidade fenícia do Mediterrâneo Ocidental, que foi destruída pelo Império Romano em 146 a.C.
A civilização cartaginesa tinha uma influência cultural mista, que envolvia populações indígenas berberes do Norte de África e a dos fenícios mediterrâneos. Estima-se que as origens da ocupação fenícia de África remontem ao século 5 a.C.
Fonte: https://revistaforum.com.br/cultura/2025/3/17/nova-evidncia-de-ocupao-fenicia-revela-trs-fases-da-civilizao-que-deu-origem-cartago-175814.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário