quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Justiça de Pernambuco reconhece não binarie

A Justiça de Pernambuco reconheceu pela primeira vez o gênero “não binárie”, em linguagem neutra, e permitiu a inclusão dele numa certidão de nascimento no estado. Pessoas não-binárias são aquelas que não se identificam nem com o gênero masculino e nem com o feminino.

Na decisão, em uma ação movida pela Defensoria Pública do Estado, também foi permitida a alteração do nome registrado, além do marcador de gênero. O processo foi movido no início de 2022, mas a decisão só saiu no final de janeiro deste ano.

A pessoa beneficiada pela decisão é a modelo Tarlazza Messina, que mora em Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife. “A mudança de gênero era muito difícil, e na Defensoria ainda havia oito pessoas na minha frente”, relembra.

Messina terá que esperar o fim do prazo de todos os recursos para que a Justiça expeça um mandado de averbação dos seus documentos. “Fazemos parte de um grupo minoritário, e eu me sinto feliz em poder inspirar as pessoas para que elas tenham coragem de ser o que realmente são. Mesmo sem ter vivido a dor do outro, sempre tive empatia dentro de mim. Eu espero que as pessoas possam correr atrás dos seus objetivos sem sentir medo”, disse.

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/em-decisao-inedita-justica-de-pernambuco-reconhece-genero-nao-binarie-a-modelo/

Nenhum comentário: