segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Excertos de história II

Lendo o Livro I - Clio, de Heródoto, eu fiquei intrigado com esse trecho:

"Então, fazem sacrifícios somente para esses desde o princípio e sabem também realizar sacrifícios à Urânia, o que aprenderam com os Assírios e os Árabes; mas os Assírios a chamam Afrodite Milita; e os Árabes, Alilata; enquanto os Persas, Mitra."

 Nas notas de rodapé, é explicado que a Afrodite Milita está relacionada à prática da prostituição sagrada, o que eu escrevi a respeito disso em algum lugar.

Lendo o Livro II - Euterpe, Heródoto dá a entender que os progenitores de Hércules (Héracles), alguns Deuses e o Mistério de Eleusis são originários do Egito.

O que se pode afirmar, pela análise da história e cultura, entre os povos antigos era comum interpretar os Deuses conforme sua própria concepção. Eu creio ser possível afirmar que se trata de um sincretismo, algo que ajudou na popularização e disseminação do culto de Ísis pela Grécia e Roma antigas.

Ao contrário de Ishtar, cujo culto dominou a região do Oriente Médio por iniciativa das massas, o culto de Ísis foi uma massificação patrocinada pelos poderosos, tal como (o que explica o sucesso) o Cristianismo.

Eu devo ter escrito em algum lugar sobre os efeitos da Helenização e sua influência na história do Cristianismo.
Fato é que o Cristianismo, que foi concebido como uma religião de mistérios, tornou-se a religião propícia para a dominação do poder secular e clerical. Palco ideal para o conservadorismo, o fundamentalismo e o reacionarismo de direita.

Nenhum comentário: