Nos últimos anos, o número de denúncias de intolerância religiosa disparou, de acordo com dados divulgados pelo Ministério dos Direitos Humanos. A ação do atual governo traz esperança para uma gestão de diálogo e trabalho na tentativa de inibir e punir os crimes praticados por racismo religioso.
Ontem, 20 de março, em uma celebração pela data no Palácio do Catete, o ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida em parceria com a Defensoria Pública da União e o Museu da República, assinaram um acordo em favor das religiões de matriz africana. A iniciativa visa promover a pesquisa de inquéritos policiais sobre a apreensão de bens religiosos pela polícia em Terreiros de Candomblé e Umbanda, no Rio de Janeiro no século passado.
“Nós temos que lutar contra a violência que atinge os povos de terreiros. Temos trabalhar para que quem vier depois de nós viva uma vida melhor, como os nossos ancestrais fizeram. A liberdade é aquilo que se exerce sempre em conjunto com a solidariedade”, afirmou Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e Cidadania.
A assinatura do ministro foi acompanhada por candomblecistas e autoridades do poder público.
Seguindo com as comemorações pela data, a Universidade de Vassouras promove hoje um evento que debate o racismo religioso e a importância da criação do Dia Nacional de Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. O evento reúne sacerdotes de matriz africana, religiosos e alunos comprometidos com o combate ao preconceito.
‘’Trazer a discussão da valorização dos povos de terreiro para a universidade reforça a importância de lutarmos pelo nosso espaço em todos os âmbitos da sociedade. Teremos irmãos de axé nas escolas, nas faculdades e no mercado de trabalho. A data de hoje e manifestações como a nossa soam como um recado de que não vão nos calar’’, disse Renzo Curty, presidente do Diretório Central dos Estudantes da Univassouras e organizador do evento.
Lààyè Ọjọ́ ti Orílẹ̀-èdè ti Àwọn àṣà ti àwọn ẹkàn ti àwọn ètò Áfíríkà àti àwọn Ílú ẹ̀ní ti Candomblé! (Via o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé!)
Axé!
Fonte: https://extra.globo.com/blogs/pai-paulo-de-oxala/post/2023/03/celebrando-hoje-e-o-dia-nacional-de-tradicoes-de-raizes-de-matrizes-africanas-e-nacoes-do-candomble.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário