domingo, 12 de março de 2023

O problema das interpolações na Bíblia

Eis uma palavra que talvez você nunca tenha ouvido antes:  Interpolação . O que isso significa? Uma interpolação é uma adição espúria a um trabalho escrito, adicionada por alguém que não seja o autor original. A Bíblia está repleta de interpolações, um claro sinal de adulteração por outras pessoas que não as que originalmente escreveram os textos em questão.

Abaixo está uma lista de versículos do Novo Testamento considerados pela maioria dos historiadores (mesmo os cristãos) como interpolações:

Mateus  6:13
Mateus 16:2-3, 18-19
Mateus 25:13
Mateus 27:35
Mateus 28:19
Marcos  7:16
Marcos  9:31
Marcos  10:21 , 34
Marcos  15:28
Marcos 16:9-20
Lucas  2:14
Lucas 9:55-56
Lucas 11:2, 4
Lucas 22:43-44
Lucas  23:34
Lucas 24:12
João  1:18
João  7:53-8:11
Atos  8:37
1 Coríntios 14:33b-35
1 Coríntios 15:3-11
1 João 5:7-8

O que devemos fazer com isso? À luz dessas interpolações, o homem pensante deve deduzir que existem apenas três opções aqui:

Deus inspirou a Bíblia, mas precisou mudá-la com o tempo

Deus inspirou a Bíblia, mas os humanos de alguma forma conseguiram adulterá-la

A biblia nao foi inspirada por nenhum deus

Se ficarmos com a primeira opção, que a Bíblia é de fato a Palavra inspirada de Deus e que Deus também inspirou as interpolações posteriores, então devemos nos perguntar por que Deus, como o inspirador perfeito, não acertou na primeira vez. Por que ele precisou de outros humanos, décadas e séculos depois, para vir e ajustar isso, adulterar aquilo e adicionar aquilo? Isso não parece indicar o que a maioria dos acadêmicos tem dito o tempo todo, que a Bíblia é de fato apenas obra de seres humanos e não o produto de uma divindade perfeita?

Se formos com a segunda opção, que Deus inspirou a Bíblia, mas falhou em mantê-la a salvo de adulterações futuras, deve-se perguntar por que Deus se preocupou com a criação do projeto, mas não com seu bem-estar contínuo. Esta é uma possibilidade curiosa a considerar quando lembramos que o cristianismo vê a Bíblia como a mensagem especial de Deus para a humanidade. Não consigo imaginar por que Deus guiaria os escritores e depois falharia em afastar as mãos manipuladoras das gerações futuras.

Se formos com a terceira opção, que Deus não inspirou a Bíblia, nenhum problema teológico insuperável se apresenta. Assim, a opção nº 3 se torna a escolha mais provável.

Acadêmicos cristãos discordam, no entanto. Eles não têm absolutamente nenhum problema em aceitar os flagrantes sinais de adulteração que estão presentes na Bíblia, especificamente os enfeites no Novo Testamento. A alegação deles é que, como a Bíblia foi inspirada por Deus, mas escrita por humanos, o lado humano às vezes anulou o processo. Isso aparentemente incluía outros humanos além dos escritores originais, humanos que estavam adicionando adições ao texto ao longo dos anos para atender a uma agenda. Qual era essa agenda? Era a agenda de Deus, dizem eles. Mas isso novamente não explica por que Deus não acertou o texto da primeira vez.

Não posso deixar de sentir que a interpolação mais flagrante presente na Bíblia ocorre no final de Marcos, o primeiro evangelho a ser escrito. Os primeiros manuscritos sobreviventes vêm do século IV, trezentos anos afastados da vida de Jesus. Nesses manuscritos mais antigos, o evangelho termina em 16:8. Manuscritos posteriores contêm vinte e dois versículos adicionais não presentes nos originais (versículos 9 a 20). E adivinha! Esses versículos adicionados espúriamente contam a história da ressurreição de Jesus. Assim, a pergunta que implora para ser feita é esta: Por que no mundo Deus originalmente não Quer que a história da ressurreição seja contada no que se tornaria o primeiro evangelho? Ele mudou de ideia depois? Ele pensou consigo mesmo: “Sabe, eu deveria ter colocado essa história lá na primeira vez. Vou adicioná-lo agora, mesmo que seja alguns séculos depois.” Claramente, isso é ridículo. Se a ressurreição for verdadeira e se Deus realmente quisesse que os futuros humanos soubessem disso, ela estaria presente em sua mensagem original. O fato de ter sido adicionado posteriormente mina seriamente a perspectiva de que Deus estava envolvido, para não falar das calúnias que isso lança sobre a verdade da ressurreição em geral. E quando lembramos que os outros dois evangelhos sinóticos foram baseados neste primeiro, podemos ver que a saga da ressurreição está de fato evoluindo ao longo do tempo – a marca absoluta de uma história lendária.

Além disso, se os historiadores estivessem tentando reunir uma história precisa de, digamos, as Cruzadas, e dentro dos documentos à sua disposição houvesse um que contivesse interpolações óbvias de alguns séculos depois, como você acha que os historiadores os tratariam? Quanto crédito seria dado a essas interpolações? Suponha também que não temos como saber exatamente quem é o responsável pelas adições espúrias, exatamente quando elas ocorreram e por que foram consideradas necessárias. Tal texto receberia séria consideração por historiadores cuidadosos? Sem chance. Mas, como geralmente acontece, a Bíblia recebe um passe especial.

Fonte: https://new.exchristian.net/2015/07/the-problem-of-interpolations-in-bible.html
Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: