quarta-feira, 22 de março de 2023

Enderece o problema apropriadamente

Infelizmente o ateu se parece muito com o cristão. Ao serem contestados, são igualmente intolerantes e dogmáticos.

A partir do texto escrito por James Haught, na coluna de Adam Lee, no OnlySky, de título "Deuses Imaginários".

Citando (traduzido):

Alguém hoje acha que esses deuses eram reais - ou apenas produtos da fértil imaginação humana?

Já que milhares de antigas divindades agora são vistas como fantasias, por que alguém deveria pensar que os deuses sobrenaturais de hoje são reais?

James lista uma série de ações feitas (por humanos) supostamente por ordem ou em nome de tais seres.

Vamos usar a lógica básica. Considerando que Deuses são Imaginários, portanto, inexistentes, a conclusão óbvia é que não tem como eles terem ordenado isso. O problema, eu adianto, não é a existência de tais seres, mas as afirmações que uma pessoa (ou um grupo religioso) faz como se fosse porta-voz de tais seres.
As pessoas fazem coisas horríveis em nome do seu time preferido, mas não vejo ninguém pleiteando pelo fim do futebol ou negar que existam campeonatos, times e torcedores.

Eu apenas fiz uma pergunta:

Também temos literatura, poesia, teatro e música que vêm da imaginação. Você está propondo se livrar de todos eles?

Nos comentários, a mesma ladainha de evidência e existência. Gente reclamando que está incomodada com gente mandando nelas.

Eu apontei exemplos que demonstram que a interpretação do que é real a partir de evidência é falho, insuficiente e limitado.
Nós temos muitas coisas que tomamos como bem reais, mas não possuem evidência.
Como nossos sentimentos, emoções e preceitos morais.

Como eu sou um pagão moderno, o mundo é uma manifestação dos Deuses. Eu só tenho as minhas experiências pessoais, não é algo demonstrável, não é algo que tenha evidência. Outra pessoa teria que ter passado pelas mesmas experiências e sensações para ter tal conhecimento, mas mesmo assim, poderia ter tido outra conclusão. Isso não torna menos reais as minhas experiências.

Uma pergunta que eu fiz e eu escrevi algo sobre isso em algum lugar:
Como você explica a um cego a existência da cor vermelha?

A resposta:
Discutir na internet é como correr nas Olimpíadas Especiais. Mesmo se você ganhar, você ainda é retardado.

Nenhum comentário: