segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Pelas barbas (?) do bode


Teve um tempo que eu desenhava e publicava meus desenhos no Deviantart. Ali tem o desenhista Curtsiblin que tem vários desenhos de Baphomet. Eu até pensei em colocar um desses desenhos na postagem, mas eu preferi gerar outra com a inteligência artificial.

A figura do Baphomet, tal como ficou conhecida e até usada na cultura popular foi publicada por Eliphas Lévi, no livro Dogma de Alta Magia.

Antes, o conceito ou ideia de um culto a essa entidade surgiu na caça aos Templários no século XII. O dito ídolo nunca foi encontrado.

Então uma postagem do Steven Posch apontou para algo intrigante. O templo satânico tem uma estátua de Baphomet. Mas sem seios. Blasfêmia?

Citando:

Essa iteração do Baphomet foi mais recentemente notícia como a imagem — sem peitos — que o Templo de Satã, completamente secularista, tentou instalar em locais públicos. O fato de eles terem deixado os peitos de fora, para evitar lidar com questões problemáticas de gênero, deixou uma amiga minha satanista hereditária gaguejando de fúria.

Traduzido com Google Tradutor.

E Steven arremata que ele não gosta de Baphomet porque é feio.
Considerando que em uma postagem anterior, Steven diz que o nosso Deus se manifesta conforme nossa expectativa, Baphomet também é uma manifestação dEle e se vemos a feiúra é porque é essa a nossa expectativa.

Quando eu olho para Baphomet eu vejo beleza e a simbologia da condição humana.

O que é necessário perguntar é porque os padres falaram do Mestre do Sabá. Porque representaram os Valdenses beijando o traseiro de um bode. Porque surgiu esse conceito de que o Deus das bruxas (e bruxos) é um homem com cabeça de bode (ou cervo, ou búfalo).

Então o satanista não teísta tem muito a explicar. Por que se apossou de um símbolo místico se são, por natureza, ateus? Por que tiraram os seios (baba, geme) de Baphomet?

Certos mistérios deveriam ficar longe da cultura popular.

Nenhum comentário: