Orfeu é creditado com a autoria de um grande número de hinos chamados Órficos, que louvavam as divindades da natureza. Por meio desses hinos, Orfeu ensinou seus compatriotas a prestar respeito à natureza. Seu ensinamento era uma tentativa de enobrecer as maneiras rudes muito comuns em sua época e melhorar a cultura das pessoas.
Entre as inúmeras variantes das lendas órficas, as mais sustentáveis são aquelas de seu incrível dom como músico e cantor. Sua imagem canonizada inicial é a do domador do mundo selvagem por meio da música criada por sua lira milagrosa.
Mas a recuperação dos fatos biográficos da vida da figura mitológica de Orfeu é uma tarefa incomumente difícil e arriscada, não imune a erros. No entanto, um olhar mais atento sobre as fontes antigas pode ajudar a recuperar, pelo menos parcialmente, a personalidade do antigo profeta.
De onde veio Orfeu?
Vamos primeiro focar na origem e etnia de Orfeu. Na erudição ocidental, é aceito que Orfeu pertence à história e cultura gregas. Orfeu teve de fato uma enorme influência sobre a cultura grega antiga, mas sua origem não é grega , como evidenciado por vários textos antigos. Há declarações diretas em fontes antigas escritas por respeitados estudiosos antigos que revelam inequivocamente a origem e etnia de Orfeu.
O antigo geógrafo grego e autor de 'Descrição da Grécia' Pausânias escreveu:
“Este egípcio pensava que Anfião e o trácio Orfeu eram mágicos inteligentes, e que foi através de seus encantamentos que as feras chegaram até Orfeu.”
Em outro capítulo da mesma obra, Pausânias menciona o seguinte:
“Dos deuses, os eginetas adoram principalmente Hécate , em cuja honra celebram todos os anos ritos místicos que, dizem, Orfeu, o Trácio, estabeleceu entre eles.”
O antigo historiador grego Diodorus Siculus mencionou um breve artigo biográfico de Orfeu em sua obra 'Bibliotheca Historica'. Aqui está parte dele:
“Já que mencionamos Orfeu, não será inapropriado para nós, de passagem, falar brevemente sobre ele. Ele era filho de Oeagrus, um trácio de nascimento, e em cultura, música e poesia ele superou em muito todos os homens dos quais temos registro. […] Ele viajou para o Egito, onde aumentou ainda mais seu conhecimento e assim se tornou o maior homem entre os gregos, tanto por seu conhecimento dos deuses e por seus ritos quanto por seus poemas e canções.”
Diodorus Siculus menciona especificamente que Orfeu era um trácio de nascimento, mas também por cultura. Portanto, é importante esclarecer que os trácios e os gregos são dois povos antigos diferentes que vivem nos Bálcãs, mas falam línguas diferentes e cada um deles desenvolve sua própria cultura específica.
Os trácios se estabeleceram pela primeira vez na Península Balcânica por volta de 3500 a.C., de acordo com dados arqueológicos. (Para efeito de comparação, os estudiosos acreditam que os gregos se estabeleceram nos Bálcãs por volta de 1900 a.C.).
Ao contrário dos gregos, que eram principalmente um povo do mar , a cultura trácia era associada principalmente à terra. (De acordo com algumas fontes antigas, os trácios tinham sua própria frota, mas sua cultura se desenvolveu principalmente nas terras dos Bálcãs.)
Os trácios construíram fortalezas de pedra sólida até mesmo no alto das montanhas, produziram vinho de altíssima qualidade, mas também cultivaram trigo, aveia, linho, cânhamo e outras safras. Os trácios extraíram ouro nas entranhas das Montanhas Ródope e dominaram a metalurgia, criando magníficas obras de arte em ouro e prata. Eles também criaram numerosos rebanhos de gado grande e pequeno. E também criaram cavalos, cujas qualidades foram mencionadas com admiração até mesmo por Homero na Ilíada .
Os trácios lutaram ao lado dos troianos na Guerra de Troia, de acordo com o antigo texto épico. Na verdade, tanto os cavalos quanto as carruagens dos trácios eram tão impressionantes que foram descritos por Homero na Ilíada com grande admiração:
“Há os trácios, que chegaram aqui recentemente e se deitam separados dos outros na extremidade mais distante do acampamento; e eles têm Rhesus, filho de Eioneu, como seu rei. Seus cavalos são os melhores e mais fortes que já vi, são mais brancos que a neve e mais rápidos que qualquer vento que sopra. Sua carruagem está enfeitada com prata e ouro, e ele trouxe sua maravilhosa armadura dourada, da mais rara obra - esplêndida demais para qualquer homem mortal carregar e encontrar apenas para os deuses.” (Homero, A Ilíada, Livro X)
O antigo historiador Plínio, o Velho, escreveu que Orfeu também descendia de tribos trácias:
“Nas margens do Euxino, do Moriseni e do Sithonii, habitam os antepassados do poeta Orfeu.”
Os Moriseni e os Sithonii são tribos trácias que originalmente viviam nas margens do Mar Negro. Mais tarde, os Sithonis migraram para o sudoeste, para a península de Halkidiki.
Há grande controvérsia nos textos antigos sobre o local de nascimento de Orfeu. Pelo menos seis diferentes localizações geográficas afirmam ser o local de nascimento de Orfeu, de acordo com as descrições dos autores antigos. Aqui estão apenas algumas delas:
1. Cidade antiga de Pimpleia, Grécia central moderna (de acordo com Estrabão, Geografia)
2. Cidade antiga de Leibethra, Grécia central moderna (de acordo com a Enciclopédia Suda)
3. Cidade antiga de Maroneia e as terras da tribo trácia dos ciconianos, moderna Trácia Ocidental (de acordo com Pomponius Mela, Chorographia)
4. Terras da tribo trácia Bessoi, Montanhas Ródope Ocidentais, Bulgária moderna (de acordo com Plutarco)
5. Terras da tribo trácia dos Odryssians, Trácia do Norte, Bulgária moderna (de acordo com Ioannis Tzetzes, Livro de Histórias, John Malalas e outros autores antigos)
6. Costa do Mar Negro ao norte dos Montes Balcãs, atual Bulgária (de acordo com Plínio, o Velho, História Natural).
Quando Orfeu esteve por perto?
Identificar a era em que Orfeu viveu é uma tarefa muito difícil. Restaurar o ano exato de nascimento do antigo profeta é impossível com base nas fontes antigas que chegaram aos tempos modernos.
A fonte mais precisa sobre a época em que Orfeu viveu é a Enciclopédia Suda . Esta é uma fonte medieval provavelmente do século X d.C. O que é valioso nesta fonte é que os autores da enciclopédia tiveram acesso a fontes escritas antigas, que mais tarde foram perdidas e não estão disponíveis para pesquisas modernas.
De acordo com a Suda Encyclopedia, Orfeu nasceu 11 gerações antes da Guerra de Troia. Datar a Guerra de Troia é um problema em si. Mais de 10 autores antigos fornecem datas diferentes sobre o momento em que a Guerra de Troia ocorreu. As fontes não coincidiam entre si.
Para simplificar a análise, o presente estudo se refere à datação de Platão. Segundo Platão , a Guerra de Troia começou em 1193 a.C. Onze gerações é uma informação imprecisa que impede o cálculo do número exato de anos. Mas se assumirmos que o intervalo médio entre duas gerações é de cerca de 25 anos, então 11 gerações antes de 1193 a.C. nos envia para meados do século XV a.C. Para uma apresentação simplificada, pode-se assumir que Orfeu nasceu por volta de 1450 a.C.
Orfeu, o Herege
Orfeu era uma espécie de herege de seu tempo. Ele interpretava as mensagens dos deuses em violação aos dogmas religiosos de sua época. Esta é uma característica muito característica de um Profeta-Reformador. Orfeu rejeitou as práticas religiosas de seu tempo e começou a alterá-las. O antigo geógrafo e estudioso alexandrino Eratóstenes de Cirene escreveu o seguinte:
“Orfeu não honrava Dionísio, mas considerava o Sol o maior dos deuses, a quem também chamava de Apolo; e, levantando-se durante a noite, subiu antes do amanhecer a montanha chamada Pangaion para poder avistar o Sol pela primeira vez; portanto, Dionísio ficou furioso e enviou os Bassaridae contra ele, e eles o despedaçaram…”
O historiador antigo Diodoro Sículo deixou as seguintes informações sobre Orfeu:
"Orfeu era um homem de gênio natural e treinamento superlativo, que introduziu muitas mudanças nos ritos dos Mistérios: por isso eles chamavam os ritos que tinham sua origem em Dionísio de órficos.”
É óbvio que Orfeu foi um profeta da religião da Luz, um adorador do Sol Espiritual e um reformador de orgias populares, organizadas em honra ao deus Dionísio, introduzindo adoração misteriosa em rituais anteriores. O resultado é que Orfeu foi morto por apoiadores do culto mais antigo, dogmatizado e provavelmente degenerado do deus Dionísio.
Ensinamentos Órficos
O ensinamento órfico dá outras informações importantes aos seus seguidores sobre a natureza da alma humana. De acordo com os ensinamentos órficos, o corpo é uma prisão para a alma. Por essa razão, os seguidores órficos identificaram Hades com o universo físico e o ligaram à prisão da encarnação. Orfeu, portanto, ensina às pessoas os mistérios para que a alma humana seja capaz de escapar dessa escravidão por meio da catarse ou purificação.
As doutrinas órficas da pré-existência, da penitência, da reencarnação e da purificação final da alma parecem ter sido ampliadas com detalhes consideráveis no Manual Órfico perdido intitulado “A Descida ao Reino do Hades”, no qual foram descritas as vicissitudes sofridas pela alma imortal, preparatórias para sua liberdade final pela penitência do Ciclo do Nascimento.
Há uma noção científica de que Dionísio foi o primeiro deus que deu às pessoas a oportunidade de serem salvas da escravidão do Hades (o ciclo de renascimento em um corpo material), mas a recusa de Orfeu em adorar o deus Dionísio não confirma tal hipótese. Claro, Orfeu pode ser visto como um reformador dos mistérios já corruptos praticados em sua época e um retorno ao ensinamento original de Dionísio, que provavelmente existiu muitos séculos antes do aparecimento de Orfeu.
Concluindo – após remover o véu mitológico das inúmeras lendas sobre Orfeu descritas em textos antigos, os seguintes fatos da vida do antigo profeta podem ser resumidos:
1. Ele foi um antigo profeta trácio, nascido na família do antigo rei trácio Éagro.
2. Ele nasceu no atual sul da Bulgária ou na atual Grécia central, mas viajou para muitos lugares nos Bálcãs e provavelmente para o antigo Egito.
3. Ele provavelmente viveu no século XV a.C.
4. Ele foi o músico mais virtuoso do mundo antigo, pois é lembrado como tal.
5. Ele realizou reformas religiosas fundamentais nos mistérios muito mais antigos do deus Dionísio.
6. Após sua morte, Orfeu foi deificado, e sua imagem foi mitificada.
7. Suas reformas religiosas tiveram impacto por pelo menos 14 séculos após sua morte, já que a religião órfica foi praticada até o final do período helenístico — por volta de meados do primeiro século a.C.
Fonte: https://www.ancient-origins.net/news-history-famous-people/orpheus-0021509
Traduzido com Google Tradutor.
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