A história de como Atenas, uma das cidades mais antigas do mundo, alcançou seu nome atual é um mito grego fundamental.
Sem o conhecimento de muitos, a cidade teve vários nomes ao longo de seus 3.400 anos de história registrada.
O nome inicial de Atenas era “Costa” ou “Aktiki”, e foi tirado do primeiro rei da terra, o rei Aktaio. Posteriormente, à medida que a cidade continuou a crescer, o sucessor de Aktaio, o rei Cecrops, nomeou a cidade com seu próprio nome.
A mitologia grega diz que os Deuses do Olimpo olharam para a bela e próspera cidade de Cecrops e decidiram torná-la sua, fazendo com que o nome de Atenas fosse mudado uma última vez.
Como observa a história, a antiga cidade de Atenas era uma força poderosa e desempenhou um papel importante no desenvolvimento e avanço da antiga civilização grega.
Nos tempos modernos, remanescentes dos Deuses e sua glória desde a antiguidade estão espalhados pela cidade.
Há uma história rica e mítica ao redor de Atenas, e a forma como a capital grega foi nomeada não é exceção.
A história começa com um duelo entre os antigos deuses do Olimpo para determinar quem daria o nome à cidade e se tornaria seu patrono.
Diz-se que o deus do mar, Poseidon , e a deusa da sabedoria, Atena, chegaram à rodada final e estavam prontos para lutar em um duelo para possuir a cidade.
Zeus então interveio para evitar um desfecho violento.
Zeus declarou que ambos os deuses deveriam apresentar um presente ao rei da cidade, Cecrops, que era uma criatura meio homem, meio cobra; qualquer presente que fosse aceito pelos cidadãos determinaria o novo nome da cidade.
A lenda diz que todos os cidadãos subiram na Acrópole para testemunhar as oferendas de Atena e Poseidon.
O primeiro foi Poseidon, que atingiu a rocha da Acrópole, abrindo uma fonte de água e oferecendo à nova cidade sucesso na guerra e no mar.
Porém, o povo provou a água e não se encantou, pois ela tinha um sabor salgado como os mares que o deus reinava.
Quando chegou a vez de Athena, ela deu um passo à frente e plantou uma semente no solo que imediatamente brotou em uma linda oliveira.
Este foi o gesto da deusa de dar os frutos simbólicos da paz e da sabedoria aos atenienses, bem como plantar a árvore que lhes fornecia óleo, comida e madeira para queimar e criar ferramentas.
De acordo com uma interpretação da fábula, os homens apoiaram Poseidon enquanto as mulheres, que venceram os homens, eram a favor de Atena.
A partir desse dia, a cidade adotou o nome da deusa, passando a ser conhecida como Atenas. A coruja, que significa sabedoria e estava ligada a Atena, passou a representar a cidade na antiguidade.
A deusa Atena foi retratada em um lado da moeda dracma grega, enquanto a coruja estava no outro.
Os cidadãos de Atenas construíram templos e estátuas e realizaram festivais dedicados à sua padroeira, Atena, como o majestoso Partenon na Acrópole .
A própria deusa Atena tem uma história bastante intrigante. Embora alguns mitos afirmem que Métis, deusa do conselho, era sua mãe, a maioria afirma que ela não teve mãe e nasceu apenas de Zeus.
Como a deusa da sabedoria, é apropriado que Atena não tenha nascido naturalmente, mas emergido, totalmente crescida, da testa de Zeus, seu pai.
De acordo com numerosos mitos, Atena era a favorita de seu pai. Na Ilíada de Homero, Ares, deus da guerra, chega a acusar Zeus de ser tendencioso em relação a Atena por causa da forma como ela nasceu.
Atena também estava ligada à guerra. Quase sempre mostrada usando armadura, ela era considerada uma representante dos aspectos estratégicos da guerra e era conhecida por proteger heróis, principalmente Jasão, Perseu, Hércules e, claro, Odisseu.
Na verdade, ela até ofereceu seu escudo a Perseu quando ele foi matar Medusa, e o herói o usou com sucesso para derrotar a monstruosa criatura refletindo sua imagem na superfície brilhante.
Fonte: https://greekreporter.com/2023/06/23/athens-name-greece/
Traduzido com Google Tradutor
Nenhum comentário:
Postar um comentário