sexta-feira, 25 de agosto de 2023

A encarnação omitida

Cerca de cem anos após Sidarta ter alcançado a iluminação, monges e dedicantes gostavam de contar lendas sobre as várias encarnações de Buda.

Até que um noviço, assustado, veio ao centro de estudos das sutras de Buda e anunciou.

-Tem uma mulher que sabe de todas as encarnações de Buda e afirma que é tudo uma bobagem.

O grão mestre escolheu os mais estudados e foram procurar a tal mulher. O noviço os levou até uma parte pouco conhecida e frequentada da cidade e conduziu os santos homens diante de Mudavati, a cortesã principal. O grão mestre iniciou o debate.

- A paz esteja contigo.

- Cinquenta rúpias, Sanang. Monge ou não, o serviço deve ser pago.

- O jovem Tamur nos disse que você sabe de todas as encarnações de Buda.

- Evidente. Eu as vivi.

- Você disse que era tudo uma bobagem.

- Então veio até o bordel para receber a última iluminação Sanang? Então ouça bem. Tudo bobagem.

- Explique.

- A lenda do rei cervo que se sacrifica para proteger a corça grávida. Isso impressionou meus seguidores. Mas é muito fácil dar uma de herói, de bondoso, de misericordioso. Mas não é bem assim. Famílias são sustentadas pelo cervo sacrificado. Eu pensei nessas vidas? Não. "Ninguém pode viver senão destruindo a vida, senão matando outros seres vivos. Nenhum ser pode subsistir sem devorar outras formas de vida, vegetal ou animal. Isso é um aspecto fundamental da natureza. Toda a vida do mundo, animal ou humana, é uma interminável matança. Existir significa comer e ser comido. Todo ser vivo alimenta-se de outros seres e irá se tornar o alimento de outros seres num ciclo interminável."

- Isso é terrível!

- Isso é a realidade. Negar ou omitir isso é ridículo. Eu me fechei por muito tempo dentro de uma perfeição idealizada chamada Nirvana e isso apenas mostra que eu fui imaturo. Como na lenda do rei naga e do mestre de música. Como homem, eu estipulei o que era santidade e perfeição, buscando atingir esse ideal que eu mesmo criei e Isso também é uma ilusão. Todo ser existente pode progredir e alcançar a iluminação apenas vivendo, esse é um processo natural, dispensa doutrinas e exercícios.

- Nós viemos aqui para confrontar, mas vemos nosso erro. O que podemos fazer para atingir a iluminação?

- Olhe em volta, Sanang. Veja o que os homens fazem e faça o mesmo.

E os monges gastaram mil rúpias naquele bordel. Quem tem ouvidos ouça e quem tem entendimento entenda. O caminho para a iluminação fica entre as pernas de uma mulher.


Nenhum comentário: