quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Festival na capital paulista

O cinema infanto-juvenil é tema de debate no Festival ComKids 2023, que acontece em agosto em São Paulo. A ComKids é uma iniciativa para a promoção e produção de conteúdos digitais, interativos e audiovisuais de qualidade para crianças e adolescentes, a partir de pressupostos de responsabilidade social, desenvolvimento cultural e economia criativa no Brasil, na América Latina e na Península Ibérica.

Um dos atrativos da edição é “Babou”, um projeto multimídia de websérie de animação que aborda a questão da transexualidade em uma linguagem voltada para o público pré-adolescente. Assinado pelas roteiristas Liliane Mutti e a francesa Fabienne Gambrelle, ele será representado no ComKids pela especialista em educação para imagem, Liana Vila Nova.

Liana, que é diretora na América Latina da Associação Films pour Enfants e do Takorama Festival Internacional de Cinema, também irá realizar um workshop no sábado (12), como parte do festival. Com o tema “O impacto das telas no desenvolvimento infantil e a importância da educação da imagem”, o evento ocorrerá no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca. A entrada é gratuita mediante inscrição no site.

"É fundamental que as produções audiovisuais para a juventude abordem temas urgentes na sociedade, como gênero, racismo, assim como a quebra de estereótipos. É preciso construir novas narrativas para termos uma sociedade mais humana e ética", defendeu Liana.

A especialista também é coordenadora do segmento juvenil da Toca Filmes e explicará sobre a necessidade de educar com imagem e cinema para engajar crianças e adolescentes em sala de aula e preparar os alunos para o mundo digital. 

O Festival ComKids conta com três eixos: formativo, competitivo e de difusão.

Fonte: https://revistaforum.com.br/cultura/2023/8/11/transexualidade-juventude-sero-abordadas-no-festival-comkids-em-sp-142138.html
Nota: muita gente atrelada ao conservadorismo, à direita e ao fundamentalismo cristão (redundância) vai ter chilique.

Nenhum comentário: