terça-feira, 22 de agosto de 2023

Assédio religioso é crime

Olhe nos meus olhos e diga a verdade. Você já comprou desses vendedores ambulantes que perturbam a viagem alheia.
Não faça isso. Tenha dó, contribua com uma instituição de assistência social, mas não compre. Aquela mercadoria pode ser falsificada, contrabandeada ou roubada. Você não está ajudando o vendedor, está financiando o roubo de carga.

O Brasil, depois do trabalhador ter entregue seus direitos sob alegação de que aumentaria os empregos, ficou acostumado com o trabalho autônomo, o trabalho precário, chamado de "uberização" ou pejotização (não confunda com o carro Peugeot).
Dizem que a propaganda é a alma do negócio, mas eu ouso dizer que o negócio não tem alma. Exemplo, a figura do vendedor de óleo de cobra, está presente e atuante em muitas emissoras de tv, nas propagandas de remédios, induzindo a automedicação, de produtos, no mínimo, com eficiência questionável.

Mas isso não é exclusivo do comércio e da indústria. Eu fiquei intrigado com a propaganda da Crefono onde diz "Você confiaria a construção da sua casa a um cozinheiro?" com uma imagem de um prédio feito de pizza (?).
Eu lembrei imediatamente do caso do prédio no Rio de Janeiro, de uma construtora do Sérgio Naya, que caiu (1998) porque tinha usada areia da praia.
Nós somos o país da gambiarra. E o paraíso dos estelionatários. Eu custo entender como alguém tem tripas para dar golpe do falso emprego para desempregado.

E por falar em falsas promessas, eu gostaria muito que as autoridades tornassem crime o assédio religioso. Você também foi vítima, eu sei. Ou se está em casa, usufruindo o descanso merecido, ou se está indo para trabalhar. Eu fui abordado por uma mulher desconhecida na saída da estação Lapa, linha diamante.

Eu não sei quem é você, mas desculpe se eu fui rude. Eu estava indo trabalhar, eu te expliquei, mas você insistiu em tentar me evangelizar.

Minha senhora, eu passei vários anos estudando a história do Cristianismo e da Bíblia. Eu sei quem é seu Deus e o preposto dEle. O intrigante é por que a senhora, tendo origem japonesa, adora esse Deus do Povo de Israel. Que é apenas um dos Deuses da mitologia cananéia. Que é apenas uma das muitas mitologias do Oriente Médio.

Ninguém convida para pagar meu almoço. Nenhuma mulher me convida para ir ao motel.
Ninguém me convida para a reunião das bruxas.
Pelo menos podem me deixar ir trabalhar em paz?

Nenhum comentário: