Durante uma escavação em Orléans, na França, arqueólogos fizeram uma descoberta surpreendente ao encontrar tábuas de maldição em uma necrópole que data de 2 mil anos. O local foi identificado sob um hospital do século 18, e o Serviço Arqueológico de Orléans lidera a análise de tais artefatos.
Localizada a 120 quilômetros de Paris, a necrópole revelou mais de 60 túmulos, e as peculiaridades dos sepultamentos intrigaram os pesquisadores. Somente homens foram encontrados, sem sinais de cremação, o que sugere, talvez, um grupo profissional específico.
Essas tábuas, usadas para comunicação com os deuses, foram inscritas e enterradas nos túmulos. Entre as 21 peças encontradas, uma se destacou por estar escrita em gaulês, além do latim habitual.
As tábuas serviam para expressar maldições a divindades, ao solicitar uma justiça divina e, após a inscrição, eram afixadas no chão ou em túmulos.
As inscrições latinas e gaulesas foram localizadas em torno de um homem no túmulo F2199, junto de moedas e de um vaso quebrado. A conservação das peças é feita com técnicas avançadas para evitar a corrosão.
Pierre-Yves Lambert, linguista do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica, destaca a relevância do texto em gaulês, pois, embora tal idioma celta seja antigo, a presença dele na tábua é um achado raro e valioso.
Para analisar as inscrições, os pesquisadores utilizaram a técnica RTI, que amplia a visualização de superfícies detalhadas, o que facilitou o entendimento do conteúdo sem danificar as peças frágeis.
A investigação do sítio arqueológico encerrou-se ao final de janeiro, mas as análises prosseguem nos laboratórios. A descoberta lança luz sobre as práticas culturais e linguísticas antigas, ao reforçar a complexidade da história romana na região.
Dessa maneira, as tábuas, especialmente a escrita em gaulês, representam uma peça única no quebra-cabeça do passado europeu.
Fonte: https://escolaeducacao.com.br/misterio-de-2-mil-anos-tabuas-de-maldicao-romanas-sao-reveladas-por-arqueologos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário