sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Sinais de uma civilização antiga

Por Anne Silva.

No Peru, uma fascinante descoberta, feita num sítio arqueológico ao norte da capital do país, Lima, revelou uma estrutura piramidal e um geoglifo de 62 metros, cuja visão só pode ser alcançada de um ângulo muito específico, no berço de uma das civilizações mais complexa das Américas, que floresceu na região do Vale de Supe entre 3.000 a.C. e 1.800 a.C: a civilização Caral.

Os novos achados foram feitos em Chupacigarro, um assentamento urbano a 1 km do Sítio Arqueológico de Caral, na região costeira do Peru, que foi o centro, há milhares de anos, de um dos maiores exemplos de urbanização pré-histórica na América Latina.

De acordo com o Ministério da Cultura peruano, o edifício piramidal descoberto ali, construído pela civilização Caral, estava "coberto por um pequeno conjunto de árvores secas e vegetação"; e, ao removê-los, foram revelados muros de pedra a formar "pelo menos três plataformas sobrepostas". Entre os muros, uma escadaria central guiava o acesso até o topo do edifício.

O centro urbano dessa antiga civilização é plano e tem cerca de 18 edifícios distribuídos em colinas ao redor de um espaço central maior. Essas estruturas variam entre espaços públicos e cerimoniais, e o Edifício Maior é a mais notável delas: ao redor dele, uma grande praça circular está "rebaixada com escadarias alinhadas e grandes monólitos, símbolos de poder e espiritualidade", diz a publicação da Zona Arqueológica de Caral.

O geoglifo encontrado ali, de 62,1 metros e comprimento e 30,3 metros de largura, pode ser visto apenas de um ponto elevado de Chupacigarro, e mostra uma cabeça de perfil, desenhada com pedras angulares.

O rosto, que tem as características do estilo pré-hispânico das civilizações ao norte do Peru, está voltado para o leste e tem a boca aberta. Os fios de cabelo parecem ter sido agitados pelo vento.

Fonte: https://revistaforum.com.br/cultura/2025/2/3/pirmide-geoglifo-de-62-metros-novos-achados-de-uma-das-civilizaes-mais-complexas-do-peru-173445.html

Nenhum comentário: