quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Dagon é pop

Dos povos que são chamados de Cananeus ( um termo concebido por convenção) um dos que ainda é pesquisado e escavado são os Filisteus.
Eu encontrei uma hipótese de que esse povo eram prisioneiros do faraó que foram colocados na região como exilados.
Como todos os povos Semitas, os Filisteus eram politeístas, tendo como Deus principal Dagon.
Entre seus epítetos: Pai dos Deuses, Senhor da Terra, Deus da Prosperidade e fonte da legitimidade real. Ele é considerado pai de Hadad e Baal. Equivalente a Enlil e El. Sua consorte era Shalash. Por suas características e representações, Dagon é um Deus dos mares, como Poseidon.
Mas provavelmente seu nome seja mais lembrado como parte dos Mitos de Cthulhu, de H.P. Lovecraft.
Com a sutileza (e ignorância seletiva) típica, os ateus (ou evangélicos?) apontaram para a semelhança entre o "chapéu" usado por Dagon e a mitra do Papa. Consultando alguns textos, eu encontrei que a origem da mitra vem dos barretes Frígios, embaraçosamente pagãos.
Dagon é, provavelmente, o único Deus do Oriente Médio que manteve o nome na cultura pop contemporânea. Infelizmente Baal não teve tanta sorte, o seu nome foi mantido distorcido e, considerando o clássico "O Exorcista", foi confundido com Pazuzu.
Da mesma forma como dificilmente os EUA venham a ser responsabilizados e punidos por seus crimes de guerra, eu acho pouco provável que alguém faça um filme desmascarando Yahweh. Os animes são a única exceção, eu amo ver essa criatividade japonesa que fazem o Diabo de herói e Deus (o Cristão) de vilão. Se bem que tem um pessoal que viaja na maionese e acredita que o mundo está sendo dominado por uma Nova Ordem Mundial dominada por reptilianos originados dos Annunaki.

Nenhum comentário: