quarta-feira, 12 de outubro de 2022

As Leis de Maat

Ma'at é a antiga deusa egípcia da verdade, justiça, harmonia e equilíbrio (um conceito conhecido como ma'at em egípcio) que aparece pela primeira vez durante o período conhecido como o Reino Antigo (2613 - 2181 aC), mas sem dúvida existiu em alguma forma antes. Ela é retratada na forma antropomórfica como uma mulher alada, muitas vezes de perfil com uma pena de avestruz na cabeça, ou simplesmente como uma pena de avestruz branca. A pena de Ma'at era parte integrante da cerimônia de Pesagem do Coração da Alma na vida após a morte, onde o coração da alma da pessoa morta era pesado na balança da justiça contra a pena. 

Maat ou Maʽat , refere-se aos antigos conceitos egípcios de verdade, equilíbrio, ordem, harmonia, lei, moralidade e justiça.
A ordem fundamental do universo. Os egípcios acreditavam fortemente que cada indivíduo era responsável por sua própria vida e que a vida deveria ser vivida com outras pessoas e com a terra em mente. Da mesma forma que os deuses cuidavam da humanidade, os humanos deveriam cuidar uns dos outros e da terra que lhes foi fornecida. Essa filosofia é evidente em todos os aspectos da cultura egípcia, desde a maneira como construíram suas cidades até o equilíbrio e a simetria de seus templos e monumentos. Se alguém vivia harmoniosamente na vontade dos deuses, então vivia em harmonia com o conceito de ma'at e a deusa que incorporava esse conceito. A pessoa era livre para viver como quisesse, é claro, e ignorava completamente o princípio do ma'at, mas eventualmente enfrentaria o julgamento que aguardava a todos:

Salve, Usekh-nemmt, que vem de Anu, eu não cometi pecado.
Salve, Hept-khet, que vem de Kher-aha, eu não cometi roubo com violência.
Salve, Fenti, que vem de Khemenu, eu não roubei.
Salve, Am-khaibit, que vem de Qernet, eu não matei homens e mulheres.
Salve, Neha-her, que vem de Rasta, eu não roubei grãos.
Salve, Ruruti, que vem do céu, eu não roubei oferendas.
Salve, Arfi-em-khet, que vem de Suat, eu não roubei a propriedade de Deus.
Salve, Neba, que vem e vai, não pronunciei mentiras.
Salve, Set-qesu, que vem de Hensu, eu não levei comida.
Salve, Utu-nesert, que vem de Het-ka-Ptah, eu não proferi maldições.
Salve, Qerrti, que vem de Amentet, eu não cometi adultério.
Salve, Hraf-haf, que sai da tua caverna, eu não fiz ninguém chorar.
Salve, Basti, que vem de Bast, eu não comi o coração.
Salve, Ta-retiu, que vem da noite, eu não ataquei nenhum homem.
Salve, Unem-snef, que sai da câmara de execução, eu não sou um homem de engano.
Salve, Unem-besek, que vem de Mabit, eu não roubei terra cultivada.
Salve, Neb-Maat, que vem de Maati, eu não tenho sido um bisbilhoteiro.
Salve, Tenemiu, que vem de Bast, eu não caluniei ninguém.
Salve, Sertiu, que vem de Anu, eu não fiquei com raiva sem justa causa.
Salve, Tutu, que vem de Ati, eu não debochei a esposa de nenhum homem.
Salve, Uamenti, que sai da câmara Khebt, eu não debochei as esposas de outros homens.
Salve, Maa-antuf, que vem de Per-Menu, eu não me poluí.
Salve, Her-uru, que vem de Nehatu, eu não aterrorizei ninguém.
Salve, Khemiu, que vem de Kaui, eu não transgredi a lei.
Salve, Shet-kheru, que vem de Urit, eu não fiquei com raiva.
Salve, Nekhenu, que vem de Heqat, eu não fechei meus ouvidos para as palavras da verdade.
Salve, Kenemti, que vem de Kenmet, eu não blasfemei.
Salve, An-hetep-f, que vem de Sau, eu não sou um homem de violência.
Salve, Sera-kheru, que vem de Unaset, eu não tenho sido um instigador de conflitos.
Salve, Neb-heru, que vem de Netchfet, eu não agi com pressa indevida.
Salve, Sekhriu, que vem de Uten, eu não me intrometi nos assuntos dos outros.
Salve, Neb-abui, que vem de Sauti, eu não multipliquei minhas palavras ao falar.
Salve, Nefer-Tem, que vem de Het-ka-Ptah, eu não prejudiquei ninguém, eu não fiz mal algum.
Salve, Tem-Sepu, que vem de Tetu, não fiz feitiçaria contra o rei.
Salve, Ari-em-ab-f, que vem de Tebu, nunca parei o fluxo de água de um vizinho.
Salve, Ahi, que vem de Nu, eu nunca levantei minha voz.
Salve, Uatch-rekhit, que vem de Sau, eu não amaldiçoei a Deus.
Salve, Neheb-ka, que sai da tua caverna, eu não agi com arrogância.
Salve, Neheb-nefert, que sais da tua caverna, eu não roubei o pão dos deuses.
Salve, Tcheser-tep, que sai do santuário, eu não levei os bolos khenfu dos espíritos dos mortos.
Salve, An-af, que vem de Maati, eu não arrebatei o pão da criança, nem tratei com desprezo o deus da minha cidade.
Salve, Hetch-abhu, que vem de Ta-she, eu não matei o gado pertencente ao deus.

Fonte: https://www.kemetexperience.com/the-42-ideals-of-maat/
Traduzido com Google Tradutor.
A concepção dos Antigos Egípcios sobre a morte tem um processo importante que é a pesagem do coração. Eu vou citar um trecho encontrado no Wikipédia:

No julgamento dos mortos, no tribunal subterrâneo (muitas vezes chamado Salão das Duas Verdades) o coração do morto era pesado contra uma pena ou um algodão (representando simbolicamente Maat). O coração que pesasse mais do que a pena era considerado indigno, seria devorado pela deusa Ammit e seu proprietário condenado a eternidade no Duat. Os indivíduos de coração bom e puro eram enviados para Aaru.

A pesagem do coração era normalmente retratada no papiro no Livro dos Mortos ou em cenas de tumbas. Mostra Anúbis supervisionando a pesagem e a Ammit sentada, aguardando os resultados para que pudesse consumir aqueles que falharam. A imagem seria o coração do morto em um dos lados da balança e pena de Maat no lado oposto.
Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Maat

Nenhum comentário: