domingo, 16 de outubro de 2022

A falha no ônus da prova

Recebi um e-mail com uma dúvida válida e também muito comum:

“Então, estou tão pronto para tomar um lado, mas simplesmente não consigo ver nenhuma diferença entre suas crenças e cristãos ou muçulmanos. Quero dizer, eles dizem “Ame seu senhor incondicionalmente e sob quaisquer circunstâncias” e você diz exatamente a mesma coisa!
Eu não sou uma criança, nem um ser humano desesperado, mas eu só preciso de UMA PROVA DA EXISTÊNCIA DE ALGO ! Eu não quero apenas “adorar”, as pessoas religiosas dizem que você só será capaz de sentir Deus depois de fazer o que eles mandarem.
Quero dizer, se eu tentar invocar um demônio e tiver sucesso, você dirá “eu avisei, é real” e se eu falhar, você dirá “não há poder psicológico suficiente! chakra insuficiente! a cor da sua vela estava errada!! ” outra forma da frase “Senhor trabalha de maneiras misteriosas”.
Desde já, obrigado ".

LOL, entendo sua frustração, mas a realidade funciona de uma maneira diferente do que você pensa. Você primeiro deve acreditar e depois experimentar, especialmente quando se trata de coisas místicas. Com coisas físicas é um pouco diferente, mas quando você esquece coisas básicas como gravidade e objetos batendo e olha para sistemas complexos como relacionamentos sociais, então você pode notar que as mesmas regras se aplicam como na religião. Pessoas diferentes acreditam em coisas diferentes sobre a vida e elas também CONSEGUEM COISAS DIFERENTES. De longe você pode pensar que porque eles já têm isso eles acreditam assim, mas não é assim que funciona.

Veja os livros de Donad Trump ou qualquer empresário de sucesso. Eles não estão falando sobre religião, mas eles falam sobre o que você DEVE PENSAR OU SENTIR sobre certas coisas. Pense grande, você merece isso ou aquilo, espere resultados, seja inteligente, etc. Essas palavras não dizem: olhe primeiro para a realidade e depois acredite. Essas palavras dizem: pense e faça realidade e depois olhe para ela (e acredite).

Você é o criador e para criar você deve estabelecer o que quer, como conseguir e então agir para conseguir. É assim que sempre funcionou. As pessoas que esperavam que a realidade fosse do jeito que elas querem ser tornam-se apenas frustradas.
Há um poder incrível nessa mudança de paradigma. Do seu ponto de vista, essas pessoas podem estar completamente erradas, mas obtêm RESULTADOS e mudam a realidade ao seu redor (realidade que é apenas para eles sentirem e experimentarem – todos nós vivemos em bolhas de convicção subjetivas). Se não, eles estão fazendo isso de maneira errada também. A religião pode ser um poderoso impulso, mas também uma razão pela qual você não pode seguir em frente. Depende do fato se você é usado pela religião ou está usando a religião? O mesmo se aplica ao governo, à economia, ao ambiente social, etc.

Mais uma vez, decida o que você quer, acredite nisso, faça.

Claro que ignorar a realidade também não é o caminho. Você vai falhar. O truque é ver a realidade, mas também ver o que você quer ver nela e encontrar maneiras de torná-la real. Normalmente, aqueles que se dizem realistas estão longe de ser reais – eles apenas usam a realidade como uma desculpa para serem impotentes. O fato é A ou B e por isso não posso fazer nada. Se você não é uma dessas pessoas com certeza conhece algumas… Elas só reclamam e têm motivos muito bons e reais para…

De volta à área da religião. Existe todo um mundo espiritual lá fora, mas você simplesmente não o vê e nunca o verá se insistir na regra de “provar primeiro”. O paradigma da ciência não se aplica ao misticismo. A religião não é e nunca será uma ciência, mas pode ser incrivelmente útil e poderosa. Funciona porque a realidade é mais complexa e o paradigma científico não pode abarcá-la. É por isso que a religião ou qualquer misticismo ainda estará lá – nossas mentes são mais do que simples neurônios e ondas de potencial elétrico. O reducionismo foi desmascarado nos anos 80 por muitos filósofos, porque a) relacionamentos em vários níveis são muitos para muitos e b) você não pode deduzir características de uma compilação de nível superior a partir de características de sua compilação. A atitude “Prove primeiro” é um filho obsoleto da abordagem reducionista.

Oh, eu me desviei do tópico religião novamente. Mais uma vez: uma vez que você se deixa acreditar que pode haver algo mais e sua curiosidade toma conta, com o tempo você encontrará provas secundárias (na vida dos outros), cada vez mais. Em algum momento (geralmente depois de anos), esses outros se tornam amigos íntimos ou membros da família, então o peso dessa “prova” será mais forte. Em algum momento você começará a experimentar as coisas por si mesmo. A princípio devagar e incidentalmente, mas depois de uma década ou duas você estará cheio de experiências que não pode provar a ninguém, mas que são verdadeiras para sua vida e você sabe que pode transmiti-las. É assim que funciona e foi assim que passei. Eu estava apenas curioso e acreditava e levei cerca de anos de estudo para perceber o quanto meus pontos de vista mudaram e como isso se transformou de crença em algo real.

No entanto, eu não sou um daqueles cabeças duras de religião impensadas. Eu questiono minhas crenças todos os dias. Eu mudo minhas convicções, elas crescem comigo e é isso que a espiritualidade deve ser. Não um conjunto de crenças rígidas (religião para rebanhos), mas uma forma dinâmica e em constante evolução de conhecer melhor a realidade, além da ciência, além das crenças comuns. Eu sou o explorador final, então não preciso esperar por provas ou que outros provem. Eu exploro a realidade criando-a e crença, fé ou qualquer nome que você der, é uma parte vital dela.

Fonte: https://zalbarath666.wordpress.com/my-beliefs/why-prove-first-approach-is-flawed/
Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: