domingo, 30 de outubro de 2022

Os que trazem fogo ( e luz)

Eu escrevi em algum lugar sobre como Baal teve seu nome distorcido e transformado para nomear dois arquidemônios na demonologia cristã. Que fique registrado meu estranhamento ver "satanista teísta" que aceita essa hierarquia e criou os cânticos Enn, o que é o mesmo que concordar com a teologia cristã.
Outro, que teve sua reputação manchada pela Igreja (e pela cultura pop) foi Lúcifer, cujo nome significa "portador da luz", no sentido que traz o conhecimento, ou o Logos da filosofia. Por que um Deus seria contra o conhecimento? Nenhum que seja digno desse título.
Lúcifer é retratado portando tochas, da mesma forma que Hécate. Como Senhora das Encruzilhadas, Hécate é quem ilumina o caminho para as nossas almas em direção do Mundo dos Mortos. Também pode ser entendido como sendo Ela quem nos revela os mistérios escondidos no Caminho do Bosque Sagrado. Foi Hecate quem ajudou Demeter a encontrar Perséfone, no reino de Hades e esta foi permitido voltar ao Mundo Humano quando comeu sementes de romã (mistério!).
Os gregos tem os dadoukois, pois os mistérios mitraicos tem o Cautes e o Cautopates, os dadoforos, os portadores de tochas que acompanham Mithra, que simbolizam o movimento do sol, descendente e ascendente, em um nítido sinal indicando as estações.
Eu vejo também uma correlação com os Gêmeos Divinos, os Dióscoros, de quem eu devo ter escrito em algum lugar.
De certa forma, eu acho que podemos incluir Prometeu, pois Ele nos concedeu a chama divina.
Tio Al disse muito apropriadamente: todo homem e toda mulher é uma estrela.
Queime sua chama com orgulho, não deixe que ninguém apague ou tente te dominar.
Você é filho/filha dos Deuses/Deusas.

Nenhum comentário: