O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou da Marcha para Jesus e adotou um tom evangélico em seu discurso. Apesar de ser católico, Tarcísio declarou que "São Paulo é do Senhor Jesus". O político é do Republicanos, partido ligado à Igreja Universal.
De acordo com portal UOL, em um certo momento do evento, ele chegou a se ajoelhar para receber a oração de um pastor.
Em outro gesto, em março, o governador sancionou uma lei que tornou o evento como patrimônio cultural imaterial do estado.
Fonte: https://www.brasil247.com/regionais/sudeste/catolico-tarcisio-adota-tom-evangelico-e-diz-na-marcha-que-sp-e-do-senhor-jesus
Isso aconteceu na mesma data que se comemora o Corpus Christi. Citando:
O termo ‘Corpus Christi’ quer dizer, em latim, ‘Corpo de Cristo’ – e em Portugal é chamado por ‘Corpo de Deus’, em português mesmo. A data é móvel, como a Páscoa ou o Carnaval, e é celebrada pela Igreja Católica na chamada quinta-feira da Santíssima Trindade, data que na liturgia católica representa o dia em que Jesus Cristo realizou a Santa Ceia e apresentou a eucaristia aos seus apóstolos e seguidores. Outra forma de calcular a data é contando 60 dias após o domingo de Páscoa.
Fonte: https://revistaforum.com.br/cultura/2023/6/8/corpus-christi-conhea-origem-do-feriado-137383.html
A pergunta é - por que o governo, de um país que se diz laico, possui feriados vinculados a uma celebração da Igreja?
Sim, laico não quer dizer irreligioso, mas quer dizer que não pode ter preferência nem tratamento diferenciado para qualquer religião. Se vão observar o feriado religioso ligado ao catolicismo, devem observar os feriados religiosos das outras religiões da mesma forma.
Nós que já temos a reputação de sermos preguiçosos, indiscretos e barulhentos, vamos acrescentar mais razões para não trabalhar.
Mas bem que eu queria que o governo desse feriado nas datas festivas do Paganismo Moderno. 😏🤭
Nenhum comentário:
Postar um comentário