terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Chamados, proclamados, iludidos

John Beckett escreveu, no Patheos, no Pagan, no Ancient Oak, comentando sobre críticas feitas nas redes sociais. Ele falou sobre a diferença entre aqueles que são chamados, aqueles que são proclamados e aqueles que são iludidos.

Vamos a algumas definições:

Algumas pessoas são chamadas pelos Deuses.
Algumas pessoas são proclamadas [aqui eu incluiria aquelas que são autoproclamadas].
Algumas pessoas são iludidas.

Para entender isso, John explica que, no animismo, nós podemos estabelecer relações com pessoas não-humanas. No animismo, as coisas, os objetos, são pessoas [no shintoísmo, os espíritos habitam as coisas, portanto, são pessoas]. O mesmo ocorre com os Deuses [eu incluo aqui os Ancestrais].

Infelizmente a conexão que tínhamos com nossos Deuses foi rompida. Para John, a relação que temos entre nós e os Deuses é por relacionamento, não por DNA. Eu concordo em parte. Mesmo que a conexão tenha sido interrompida, nós ainda carregamos o mesmo sangue que os nossos Ancestrais. Os Deuses que nossos Ancestrais adoravam estão bem vívidos e presentes no mundo que vivemos, nós podemos reconstruir essa conexão pela nossa convivência com a Natureza.

Por isso que o Paganismo Moderno é chamado de Reconstrutivismo Cultural, nós estamos tentando reencontrar nossas origens, raízes e conexões com aquilo que convencionamos chamar de Religião Antiga.

Aquele que é chamado não significa que é especial ou melhor do que outro. As pessoas podem adorar o Deus ou Deusa que quiser. John até cunhou um termo: Unverified Personal Gnosis. Traduzindo: Gnose Pessoal Contestável. Então a pergunta que se pode fazer é: como ter certeza que X ou Y recebeu um chamado de um Deus ou Deusa?

John fala daqueles que são proclamados e ficou parecido com os que são chamados. Então eu vou fazer o meu próprio aporte. Algumas pessoas são proclamadas como sacerdotes de um Deus ou Deusa depois de um longo treinamento e iniciação formal em alguma ordem sacerdotal. Desde que o Paganismo Moderno surgiu, ordens desse gênero têm surgido e apenas seus aderentes têm meios de dizer se aquele Deus ou Deusa está presente e se seus sacerdotes estão realmente ungidos por esse Deus ou Deusa.

Os iludidos, ou os enganados, são geralmente as pessoas que são levadas por sensações e experiências arrebatadoras. Ao longo de meus anos de estudo, vivência e experiência, eu passei por situações assim. Eu posso incluir aqui os autoproclamados.

O John não falou, mas eu falo. O que mais tem no Paganismo Moderno são pessoas autoproclamadas. Ou são iludidas, ou são mentirosas. Infelizmente o Paganismo Moderno está cheio de vigarista, farsante, falsário, trambiqueiro, estelionatário, golpista, malandro e salafrário.

Nenhum comentário: