quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

A magia no Catolicismo

[...]

Já parou pra pensar que muito da fé católica tem um pé lá no pagão? E não é só natal e páscoa, não. De água benta jogada com ramo de arruda a incenso de olíbano aceso durante a missa. E as rezas e simpatias? Quem nunca ouviu de colocar Santo Antônio de cabeça pra baixo no copo? As velas com santinhos? Altar católico dentro de casa? O primeiro café do dia é pra São Benedito, não esquece. O pãozinho de Santo Antônio no pote de arroz pra nunca faltar alimento. As promessas, as festas e o círio de Nazaré, um evento que me arrepia só de ver na televisão. E os milagres? Histórias de gente que pediu e foi atendido, daquelas causas impossíveis que de repente se iluminam e se resolvem. Eis o mistério da fé.

E que que a bruxaria tem a ver com isso tudo? Bom, aí depende de como você enxerga a bruxaria. Eu a vejo como uma prática ancestral, que se modificou ao longo dos séculos, de acordo com os lugares, os povos. Bruxaria pra mim é magia e fé juntos. É poder e crença. Eu não consigo imaginar uma bruxa que não crê em nada. E o meu caminho descende de bruxaria de família, de benzedeira, de strega que tira malocchio. E se já me tiraram mau olhado rezando em nome de Virgem Maria quem sou eu pra falar que ela não existe?

Muita simpatia envolve santo, envolve reza. Tem feitiço que pede pra ler salmo. No hoodoo usa-se o poder de santos e salmos também. E no sincretismo de religiões afro-brasileiras tem Senhor do Bonfim, Santa Bárbara e São Jorge. Simpatia, outro nome pros já conhecidos feitiços de bruxa. A crença dos interiorzão da vida tem muito de catolicismo, afinal foi isso que a gente aprendeu 300 anos atrás. Mas a prática, os costumes, as “coisas dos antigos” que foi passada de boca em boca, de vó pra neto, de mãe pra filha, meu amigo, isso é bruxaria, é magia.

Fonte: https://ocraniodocorvo.wordpress.com/2019/01/14/magia-nos-costumes-e-crencas-catolicos/

Nenhum comentário: