sábado, 16 de outubro de 2010

Alivio e assombro

Uma boa notícia, vinda da Holanda:
AMSTERDÃ — Criticar uma religião não é crime, afirmou nesta sexta-feira a procuradoria holandesa, durante o julgamento contra o deputado de extrema-direita Geert Wilders por incitar o ódio racial e a discriminação contra os muçulmanos.
"A crítica só pode ser punida se for dirigida de maneira inquestionável contra os próprios indivíduos e não apenas contra suas convicções", declarou a procuradora Birgit van Roessel.
O discurso de ódio foi tipificado como crime para proteger grupos vulneráveis, completou a procuradora, mas "ferir os sentimentos, sentimentos religiosos, não é caracterizado".[AFP]
E uma notícia estarrecedora, vinda do Vaticano:
"Carla Sarkozy não é bem-vinda no Vaticano." Foi esta a mensagem, curta mas inequívoca, que o representante diplomático da França na Santa Sé teve de passar a Nicolas Sarkozy, que tinha em agenda uma audiência com Bento XVI. O Presidente tomou nota do recado e cumpriu-o: no passado dia 9, deixou Carla Bruni no Eliseu e foi sozinho à reunião com o Papa.
A notícia, veiculada pelo semanário satírico francês Le Canard Enchaîné e reproduzida ontem pelo diário britânico Telegraph, explica que o Vaticano tomou esta decisão para evitar situações embaraçosas.
"Bento XVI estava preocupado com a eventualidade de, a propósito da visita, os jornais italianos colocarem na primeira página fotos da audiência lado a lado com outras de Carla Bruni escassamente vestida, do tempo em que era modelo", revela o jornal francês.
Nicolas Sarkozy tinha solicitado a Bento XVI uma audiência para explicar as razões da sua política de expulsão dos ciganos, uma medida duramente criticada por Ratzinger.
Numa mensagem lida em francês a 22 de Agosto, quando o desmantelamento dos acampamentos e as expulsões dos ciganos faziam as primeiras páginas da imprensa internacional, Bento XVI alertou para a necessidade de "saber acolher as legítimas diversidades humanas".[Diario de Noticias]
Acolher a diversidade humana significa também acolher a mulher que posa nua. Como no caso da Playboy de Portugal, a Igreja e os Católicos tem que resolver esse trauma com a nudez [especialmente a feminina], com o desejo, com o prazer.

Nenhum comentário: