terça-feira, 7 de setembro de 2021

Viva agora

Marcus Aurelius,  Meditações  2.11-12.

“Faça, diga e pense cada coisa como se fosse possível morrer agora. Para deixar a discussão dos assuntos humanos, se há deuses, não é nada terrível - pois eles não o enganariam no mal. Se, além disso, não existem deuses - ou se os reinos dos homens não são de sua preocupação - por que eu viveria em um universo vazio de deuses ou de sua previsão?

Não, existem deuses e eles se preocupam com os assuntos dos homens. E eles planejaram completamente que a raça humana muitos não caiam em males que são verdadeiramente maus. E se sobrar algum mal, eles também o teriam previsto, de modo que não seria possível cairmos nele completamente. Como pode algo piorar a vida humana que não pode piorar a pessoa?

A natureza da totalidade não poderia ter negligenciado isso por ignorância, ou, se conhecia, porque era incapaz de se proteger ou corrigir essas coisas. Nem poderia ter cometido tantos erros por causa da incapacidade ou falta de habilidade que coisas boas e más aconteceriam indiscriminadamente a pessoas boas e más. No entanto, morte e vida, fama e infâmia, dor e prazer, riqueza e pobreza, todas essas coisas são indícios de bem e até mesmo entre os homens, embora eles próprios não sejam intrinsecamente nobres ou vergonhosos. Portanto, eles não são bons ou maus

Com que rapidez tudo desaparece - no universo, os próprios corpos e, com o tempo, suas memórias com eles. Que tipo de coisas são todos esses bens sentidos, especialmente aqueles que nos deleitam com prazer ou nos aterrorizam com dor ou são gritados por causa do orgulho! Quão simples, desprezível, imundo, temporário e morto! É a marca de nossa inteligência reconhecer isso - o que são essas coisas cujas crenças e vozes obtêm fama; o que significa morrer e, se uma pessoa olha para a própria morte e desemaranha seus medos fantasmas com uma porção de sua inteligência, ela suporá que não é nada mais do que o trabalho da natureza. Se o trabalho da natureza assusta alguém, ele é uma criança".

Original: https://sententiaeantiquae.com/2017/12/04/act-talk-think-like-you-might-die-right-now/

Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: