quinta-feira, 9 de setembro de 2021

A maior conquista

Tito Lívio, Ab Urbe Condita 39,8.

“Então Hispala divulgou a origem dos rituais. Primeiro, no início, o santuário era província de mulheres e nenhum homem tinha permissão para entrar. Eles mantinham três dias separados em um ano, quando as pessoas podiam ser admitidas nos ritos Báquicos durante o dia. As mulheres casadas eram tipicamente transformadas em padres.

Paculla Annia, sacerdotisa da Campânia, mudou tudo a uma alegada indicação dos deuses. Pois ela também iniciou homens, seus próprios filhos, Minius e Herrenius Cerrinius, nos ritos e os transformou em um ritual noturno em vez de um dia, substituindo cinco dias de rituais em um único mês por três em um ano inteiro.

Desde a época em que os rituais eram assim misturados com homens e mulheres juntos e os rituais que aconteciam à noite, nenhum tipo de crime ou vício foi omitido deles. Houve mais estupros de homens cometidos contra outros homens do que contra mulheres. E aqueles que eram menos ávidos por assaltos, ou melhor, lentos para cometer crimes, eram oferecidos no lugar de animais de sacrifício.

Não considerar nada um pecado, esta foi a maior conquista da religião entre eles. Homens que pareciam estar fora de si forneciam profecias sacudindo loucamente seus corpos. Mulheres casadas com um vestido de Bacante e com o cabelo desamarrado corriam para o Tibre com tochas acesas nas mãos e quando as submergiam na água saíam ainda queimando por causa do tratamento com enxofre e cálcio sobre elas".

Original: https://sententiaeantiquae.com/2019/05/22/the-greatest-achievement-to-consider-nothing-a-sin/

Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: