terça-feira, 14 de setembro de 2021

Os Quatro Guardiões

"...nomeando ou escrevendo os quatro reis em quatro pedaços de papel, deveras, rei Galtinus do norte, rei Baltinus do leste, rei Saltinus do sul, rei Ultimus do oeste..." - Witchcraft in Europe, pg. 129.

O conceito de torres de vigia e senhores/guardiões então listam até a época sumério/babilônica na qual era chamada de cidade-estado sacerdotal. As cidades eram guardadas por um muro circundante, com o palácio no centro e um portão em cada ponto cardinal. O rei reinava do centro, mas ele escolhia aqueles que eram confiáveis como guardiões/senhores das torres de vigia.
Quando nós evocamos as torres de vigia, nós estamos reencenando o ritual quando a soberania era renovada no mundo antigo. Através dos tempos, as direções tomaram associações elementais e todo do outro ‘ritual’ rastejou junto, mas realmente, volte 7 mil anos e você seria capaz de evocar literalmente os senhores humanos das torres de vigia”. - Autor: Adam Pacio. Tradução: Roberto Quintas. Fonte: fórum da Amber & Jet.

Outro Titã que tem aparência de bode é Krios, que tem mais três irmãos que ajudaram Cronos a segurar Uranus, constituindo assim os quatro pilares cósmicos”.

“Krios era provavelmente o pilar do sul, enquanto seus irmãos Koios, Iapetos, e Hyperion eram os pilares do norte, este e oeste, respectivamente”. [Theoi]

Tal como os filhos de Éolos, que são quatro e guardam os quatro cantos do mundo. Mais uma referência similar aos Guardiões das Torres de Vigias da Babilônia”.

[trechos do texto “O Velocino de Ouro”]

Quando eu visito as lojas da Liberdade, eu notei quatro estátuas. Eu não tinha coletado indícios suficientes, mas nas culturas asiáticas, cada quadrante do mundo tem um guardião.

“Os Guardiões das Direções (Dikpāla ) são as divindades que governam as direções específicas do espaço de acordo com o Hinduísmo e o Budismo Vajrayāna - especialmente Kālacakra ”.

[https://religion.wikia.org/wiki/Guardians_of_the_directions]

Nesse caso, são listados oito divindades.

Entretanto, há o caso específico dos Lokapala, que são quatro.

Kubera no norte, Yama no sul, Indra no leste e Varuna no oeste.

Na cultura chinesa e japonesa, existem quatro reis celestiais, na China são chamados de Tianwang e no Japão são chamados Shitenno.

No Budismo, Vaisravana é o guardião do norte, Dhrtarastra é o guardião do leste, Virudhaka é o guardião do sul e Virupaksa é o guardião do oeste.

No Japão, Jikokuten é o Guardião do leste, Zochoten é o Guardião do sul, Komokuten é o Guardião do oeste e Tamonten é o Guardião do norte.

Na China, Duōwén é o guardião do norte, Zēngzhǎng é o guardião do sul, Chíguó é o guardião do leste e Guăngmù é o guardião do oeste.

Na China, também tem as quatro criaturas místicas, tendo o Dragão Azul no leste, o Pássaro Vermelho no sul, o Tigre Branco no oeste e a Tartaruga Preta no norte.

Na mitologia nórdica, os quadrantes são sustentados por anões, chamados de Nordri, Sudri, Austri e Vestri, respectivamente, norte, sul, leste e oeste.

Na mesma mitologia nórdica, a Yggdrasil tem seus galhos comidos por quatro cervos: Dáinn, Dvalinn, Duneyrr e Duraþrór.

Na cultura Maia tem quatro divindades conhecidos como Bacab, sendo Cantzicnal do norte, Hosanek do sul, Hobnil do leste e Saccimi do oeste.

Então não é apenas coincidência vermos nos mitos da Grécia Antiga os “quatro titãs” [Krios, Koios, Iapetos, e Hyperion] que formam os pilares que “seguram” o mundo, mais os quatro filhos de Éolos [Bóreas, Euros, Notos e Zéfiro] que guardam os quatro cantos do mundo.

Para a composição desse artigo foram consultados diversos textos no Wikipédia e no Google.

Nenhum comentário: