terça-feira, 21 de setembro de 2021

Festival da lua na China

Na mitologia chinesa, o arqueiro Hou Yi e a sua esposa, Chang’e, foram separados após ela beber um elixir que a fez voar até a Lua e se tornar uma Deusa. Essa é uma das lendas que explica o surgimento do Festival da Lua, ou Festival do Meio do Outono, uma tradição que começou durante a Dinastia Tang, há mais de três mil anos. E começa a ser celebrada a partir de amanhã, na China.
O feriado de três dias é aproveitado pela população para reunir as famílias, agradecer as colheitas, viajar pelo país e se deliciar com os famosos bolinhos da lua cuja forma e sabor variam nas diferentes regiões do país. Uma das tradições mais importantes da festa é trocar presentes ou encontrar parentes e amigos.
O Festival da Lua é realizado no décimo quinto dia do Oitavo Mês Lunar, que este ano cai no dia 21 de setembro. Além da própria China, o feriado também é celebrado em outros países da Ásia, como Japão, Laos e Singapura.
"Tudo é muito tradicional, colorido. Comemos e preparamos os bolinhos da lua com diferentes texturas e recheios e nos sentamos para ver a Lua, que fica mais brilhante nessa época", afirma Peng Lu, residente de Pequim.
Edição: Arturo Hartmann 

Original: https://www.brasildefato.com.br/2021/09/20/china-comemora-o-festival-da-lua-a-partir-do-dia-21
Apesar de ser um país laico e ateu, as tradições populares são mantidas.


Nenhum comentário: