sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Até deuses precisam de férias

Cicero Academica (Lucullus) 121

“Você nega que tudo é possível sem Deus. Olha, aqui Strato de Lampascus interrompe para dar imunidade àquele seu deus, por maior que seja a tarefa. E, como os sacerdotes dos deuses tiram férias, é muito mais justo que os deuses também!

De qualquer forma, Strato nega que precise usar ações divinas para criar o universo: tudo o que existe - ele ensina - vem de causas naturais. Ele não segue, entretanto, aquele que argumenta que [o mundo] foi formado a partir de átomos ásperos e lisos, em forma de gancho ou tortos separados pelo vazio. Ele acredita que esses são sonhos de Demócrito, não como ele ensina, mas como ele imagina as coisas. O próprio Strato, ao delinear os componentes do universo em ordem, insiste que tudo o que é ou se desenvolve emerge ou foi feito por meios naturais, por meio da gravidade e do movimento.

Assim, ele liberta o deus do grande trabalho e eu do medo. Pois, uma vez que eles imaginam que alguma divindade está se preocupando com eles, que não estremeceria com o poder divino dia e noite e, quando algo de ruim acontecer - para quem evita tais coisas? - não temeria que isso acontecesse por causa de algum julgamento negativo ? Mesmo assim, não concordo com Strato nem, para ser sincero, com você. Às vezes, a ideia dele parece mais provável, outras vezes a sua". 

Original: https://sententiaeantiquae.com/2020/12/21/even-gods-need-vacations/

Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: