sexta-feira, 10 de setembro de 2021

A figueira sagrada

Você já notou santuários sob gigantescas figueiras? Ou você já viu figueiras-de-bengala vestidas com tecido xadrez? Já se perguntou por que os balineses fazem isso?

Na tradição hindu, a figueira-da-índia é considerada uma árvore celestial porque se diz que é o lugar onde os deuses e espíritos dos ancestrais falecidos amam sair. Shiva e Durga adoram ficar em volta da figueira-da-índia, fazendo com que ela emita grandes quantidades de energia espiritual. Assim, os santuários são construídos para apaziguar os deuses e dar-lhes um bom lugar para relaxar!

Além disso, existem alguns locais que acreditam que a energia espiritual da figueira-da-índia para atrair demônios. Cerimônias de limpeza são realizadas rotineiramente, especialmente em figueiras perto de cemitérios, e geralmente há um santuário especial dedicado a apaziguar esses demônios e possivelmente afastá-los.

A crença de que as figueiras são sagradas não é exclusiva dos hindus balineses. Na verdade, a figueira-da-índia é usada em países e religiões da Ásia-Pacífico.

A banyan está representada no brasão nacional da Indonésia. É um símbolo da unidade e do poder da Indonésia. Com suas raízes capazes de se expandir para lugares distantes e seu tamanho, pensamos que é um símbolo perfeito.

Na Índia, onde o hinduísmo se originou, a figueira-da-índia é a árvore nacional do país. Também é altamente reverenciado. A sacralidade da árvore vem da crença de que o Senhor Krishna repousa sobre as folhas da figueira-da-índia.

No budismo, a figueira-da-índia é freqüentemente usada como uma metáfora para a cobiça que supera os humanos. Isso está relacionado à natureza epifítica da árvore, onde a figueira-da-índia freqüentemente ultrapassa as plantas que a cercam durante sua expansão.

O banyan também é considerado sagrado nas Filipinas, pois é um lar para espíritos bons e maus. É costume nas Filipinas não apontar diretamente para uma figueira-da-índia porque ela pode ofender os espíritos que moram lá dentro. Quando estiver perto de uma figueira-da-índia, deve-se proferir palavras de respeito para evitar provocar os espíritos malignos.

Portanto, da próxima vez que você passar por uma figueira-de-bengala vestindo um pano xadrez e seu santuário repleto de oferendas, não pense que os balineses literalmente adoram árvores. É a maneira balinesa de dar aos deuses um lugar agradável para relaxar na Terra!

Original: https://volunteerprogramsbali.org/the-sacred-banyan-tree/

Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: