quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Tri Hita Karana

Vamos começar com uma breve visão geral do Tri Hita Karana. Exploraremos cada relacionamento mais profundamente em postagens posteriores.

Tri Hita Karana pode ser traduzido literalmente como “três causas / caminhos para a felicidade ou harmonia”. A filosofia em si abrange os três aspectos mais importantes da vida em Bali, que incluem Deus, os humanos e a natureza, e coloca esses três como uma base para o desenvolvimento em Bali. Também é frequentemente citado como base para o desenvolvimento sustentável!

Tri Hita Karana consiste em três relacionamentos:

O primeiro é Parhyangan, ou o relacionamento entre uma pessoa e Deus. Esta é a base de todos os rituais maravilhosos realizados pelos balineses. Deus dá generosidade aos humanos, e os humanos expressam sua gratidão honrando os deuses por meio de vários rituais.

O segundo é Pawongan, ou a relação entre uma pessoa e seus vizinhos. Esta é a base da comunidade em Bali, frequentemente representada por banjars ou subaldeias. Um relacionamento harmonioso com outros seres humanos é essencial para a prosperidade. Como animais sociais, os humanos não podem viver por conta própria. Ter bons laços com outras pessoas é o que faz a sociedade funcionar. O espírito do pawongan se manifesta em atividades como a ajuda mútua durante as cerimônias.

Por último, mas não menos importante, está Palemahan, ou as relações entre uma pessoa e a natureza. Isso se tornou a base para o desenvolvimento sustentável em Bali. Como a natureza fornece para os humanos, os humanos devem, em troca, preservar a natureza. Você deve ter ouvido falar de eventos de reciclagem ou atividades de preservação de recifes de coral em Bali. Esse é o espírito de palemahan em ação! Até o simples ato de molhar as plantas e recolher o lixo é uma grande contribuição para a preservação da natureza.

Então aí está, os três relacionamentos que compõem toda uma filosofia de bem-estar em Bali. Não admira que os balineses estejam sempre felizes!

Original: https://volunteerprogramsbali.org/tri-hita-karana-the-balinese-philosophy-of-life/

Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: