domingo, 5 de setembro de 2021

Quem é Janus e o que Ele faz?

Ovídio, Fasti 1.63-132

Eis, Germânico, Jano é o primeiro da minha canção e anuncia que o ano será favorável para ti. Janus de duas cabeças, origem silenciosa do ano fugaz, só você dos deuses vê as suas costas. Favorece nossos líderes, por cujo trabalho tanto a terra fértil quanto o mar estão em paz. Agrade, também, os senadores e o povo de Quirino, e com seu aceno de cabeça, abra as têmporas brancas. Uma luz próspera surge - favorece nossas línguas e mentes! Agora, boas palavras devem ser ditas em um bom dia.

Que todos os ouvidos estejam livres de contendas, e que as brigas loucas desapareçam imediatamente. Língua zangada, pare o seu trabalho! Você vê como o éter brilha com sua luz odorífera e como os sons do açafrão cilício nos altares iluminados? A chama atinge o ouro dos templos com sua própria luz e espalha seu brilho trêmulo no topo do edifício. Vai com vestido intocado à cidadela tarpeiana, e o povo compartilha sua cor festiva. Agora novos fasces surgem, agora um novo roxo brilha, e o notável marfim percebe seu novo fardo. Novilhas jovens oferecem seus pescoços, não qualificados em fardos, para serem golpeados; novilhas que a grama Faliscana [nota: povo da Roma Antiga] nutriu em seus campos. Quando Júpiter olha para o mundo inteiro, ele não pode ver nada que não seja romano.

Saudações, feliz dia! Volte cada vez melhor, digno de ser cultivado por um povo poderoso em todo o mundo.

“Que deus devo chamá-lo, Janus duplo? Pois a Grécia não tem deus igual a você. Diga-me também a razão pela qual só você dos deuses vê o que está atrás e na frente. ” Enquanto eu pensava nessas coisas nos comprimidos que havia tomado, minha casa parecia mais iluminada do que antes. Então o santo Janus, maravilhoso em sua imagem dupla, trouxe seus dois rostos diante de meus olhos. Tive medo e senti que meus cabelos estavam em pé de medo e meu coração gelou de frio repentino. Ele, segurando seu cajado na mão direita e uma chave na esquerda, falou primeiro e disse estas coisas:

“Ponha de lado o seu medo e aprenda, trabalhador poeta dos dias, o que você busca, e marque minhas palavras em sua mente. Os antigos me chamavam de Caos (pois eu era a primeira coisa). Veja as obras de uma longa idade que eu canto.

Este ar puro e os outros três corpos - fogo, água e terra - eram todos uma só massa. Assim que essa massa de coisas foi separada por sua contenda e foi para seus novos lares separados, a chama buscou os céus, e o próximo ponto tomou o ar, enquanto a terra e o mar afundaram no meio do solo. Então eu, que era um orbe, uma massa sem forma, voltei à minha aparência e meu corpo digno de um deus. Agora também, as pequenas notas de minha figura outrora informe, o que está diante de mim e atrás de mim, são vistas no mesmo tomo.

Saiba agora qual é a outra causa do formulário sobre o qual você pergunta. Depois de saber disso, você entenderá meu dever também. Tudo o que você vê em qualquer lugar - o céu, o mar, as nuvens, a terra - está tudo fechado e aberto pela minha mão. A tutela do vasto mundo está em minhas mãos, e todo o poder do pólo giratório é meu. Quando estou com vontade de enviar Peace a lares tranquilos, ela anda livremente pelas ruas, sem interrupções; mas o mundo inteiro estará misturado com sangue mortal, se minhas barras rígidas não impedirem as guerras que estão prestes a estourar. Sento-me às portas do céu com as Horas: Júpiter vai e vem no prazer do meu escritório. Por esse motivo, sou chamado de Janus. Quando o padre me oferece bolo de grão e soletrado misturado com sal, você riria ao ouvir meus nomes; pois fui chamado ora de Patulcius e ora de Clusius pela boca do sacerdote.

Meu poder já foi narrado. Agora aprenda a causa da minha forma, embora você já saiba em parte".

Original: https://sententiaeantiquae.com/2020/01/02/who-is-your-janus-and-what-does-he-do/

Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: