segunda-feira, 13 de setembro de 2021

O Velocino de Ouro

Crius Chrysomallus era um carneiro voador fabuloso, de lã dourada. Foi enviado pela ninfa das nuvens Nephele para resgatar seus filhos Phrixos (Phrixus) e Helle quando eles estavam prestes a ser sacrificados aos deuses. O carneiro carregou Phrixos por todo o caminho até Kolkhis (Cólquida), no extremo oposto do Mar Negro, e então instruiu o menino a sacrificá-lo aos deuses e depositar sua lã no bosque de Ares. Depois disso, Khrysomallos foi colocado entre as estrelas quando a constelação de Áries e sua lã brilhante se tornaram o objetivo da busca de Jasão e dos Argonautas”. [Theoi]

A saga dos Argonautas é equivalente à saga de Ulisses. Mas o Velocino de Ouro tem outras referências.

“Gorgo Aix foi uma antiga Górgona, que existiu quando o mundo ainda era jovem, durante a época dos antigos titãs, antes do nascimento e reinado dos Olimpianos. Era uma cabra monstruosa, o alter ego de Amalthea, a ama-cabra do bebê Zeus. Seu nome significava literalmente  "cabra terrível " ou  "tempestade violenta".  Semelhante às Górgonas posteriores, Gorgo tinha serpentes vivas como cabelo, presas como presas e uma longa língua pendurada. No entanto, tinha corpo de cabra, nariz achatado e feio, e era de gênero indescritível.

Gorgo não poderia ser referido como ele ou ela porque não era homem nem mulher. Foi descrito como uma mulher com características masculinas, como barba, ou um homem com atributos femininos. Gorgo era um monstro afeminado e às vezes dizia-se ser a mãe ou o pai das três Górgonas. Antes da guerra de dez anos entre os Titãs e os Deuses, Gorgo passou a maior parte de sua vida, escondido por Gaia, em uma caverna secreta de Creta. E durante a guerra, a cabra monstruosa juntou forças com os Titãs, os inimigos dos Deuses.

Gorgo foi morto no início da guerra, por Zeus,  que então usou a pele de cabra para construir seu famoso Aegis, colocando sua cabeça horrível na frente do escudo”. [Trueghost]

Então o Velocino de Ouro pode ser de pele de cabra.

Assim como Zeus, Atena carrega o Aegis, com o qual venceu Pallas, feito com o couro dele, sendo ele um bode. Mais indícios.

Outro Titã que tem aparência de bode é Krios, que tem mais três irmãos que ajudaram Cronos a segurar Uranus, constituindo assim os quatro pilares cósmicos.

“Krios era provavelmente o pilar do sul, enquanto seus irmãos Koios, Iapetos, e Hyperion eram os pilares do norte, este e oeste, respectivamente”. [Theoi]

Tal como os filhos de Éolos, que são quatro e guardam os quatro cantos do mundo. Mais uma referência similar aos Guardiões das Torres de Vigias da Babilônia.

O Velocino de Ouro é um ítem mítico [pode-se ver a referência explícita que é feita na série “Sangue de Zeus”]. Como tal, é ambicionado por Deuses, reis e heróis. No caso de Jasão, ele foi “convidado” [eu diria intimado ou desafiado] a conquistar o Velocino de Ouro por Pélias, que havia usurpado o trono de Aeoson, irmão de Pélias e pai de Jasão.

Digamos que foi uma manobra estratégica, caso acontecesse algo trágico com Jasão, não seria culpa dele. Jasão aceitou a missão e chamou cinquenta heróis, entre eles, Argos, daí porque o grupo é chamado de Os Argonautas. Seu destino estava na Cólquida, que fica na extremidade oriental do Mar Negro, ao sul do Cáucaso. O Rei da Cólquida, Aeetes, também se aproveitou de Jasão e condicionou a entrega do Velocino de Ouro se este cumprisse uma série de tarefas. Apesar de contar com cinquenta heróis, Jasão recebe a ajuda das Deusas e de Medeia, uma “feiticeira” [ah, sim, os antigos chamavam as sacerdotisas pejorativamente de “feiticeiras”]. Diante do eventual sucesso de Jasão, Aeetes planejou mata-lo e foi Medeia quem o salvou, levando-o ao Velocino de Ouro, que encontrava-se pendurado em um carvalho sagrado. Medeia também fez adormecer o dragão que guardava o Velocino de Ouro.

Ao retornar triunfante para Iolco, sua cidade-natal, Jasão clamou pelo seu direito ao trono. Pélias , destronado, foi esquartejado pelas próprias filhas para retomar a juventude. Jasão, mesmo casado com Medeia, a abandona em favor de Creúsa, filha de Creonte, rei de Tebas. Indignada, Medeia mata Creúsa e os próprios filhos que teve com Jasão.

E os Gregos Antigos, com suas tragédias e seus teatros, pelas mãos de Eurípedes, escreveu a peça Medeia, de onde veio a inspiração para a peça “Gota d’Agua”. Em ambas, a mulher é representada como ciumenta, amargurada e vingativa. Oh, bem, nós herdamos muito da misoginia dos Gregos Antigos.

A conquista de um item mítico, como o Velocino de Ouro, não é sinônimo de sucesso e vitória.

Nenhum comentário: