domingo, 23 de fevereiro de 2025

O "trumpeço" da Pepsi

A PepsiCo é a mais recente empresa a reduzir seus programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI, na sigla em inglês), à medida que a iniciativa do presidente Donald Trump para eliminar o DEI se espalha no mundo corporativo dos Estados Unidos.

A empresa abandonará as metas de representação da força de trabalho, não terá mais um diretor de DEI dedicado e expandirá seu programa de diversidade de fornecedores para incluir todas as pequenas empresas, entre outras mudanças, de acordo com um memorando do CEO Ramon Laguarta.

O conteúdo do memorando, publicado nas redes sociais na quinta-feira pelo ativista anti-DEI Robby Starbuck, foi confirmado por um porta-voz da PepsiCo.

Empresas como Amazon.com e Walmart anunciaram mudanças em seus programas de DEI nos últimos meses, à medida que ativistas intensificaram a pressão contra iniciativas de diversidade. Essa tendência se acelerou sob Trump, cuja administração ameaçou iniciar investigações criminais contra empresas com programas de DEI considerados “ilegais”.

O governo dos EUA está cortando milhares de cargos à medida que reduz funcionários relacionados à DEI e pressiona os contratados do governo a fazer mudanças semelhantes.

Laguarta afirmou que a empresa tem refinado sua abordagem ao longo do último ano “para garantir que esteja alinhada com nossa estratégia de negócios de longo prazo, seja responsiva aos mercados locais e focada nos princípios que impulsionam um crescimento sustentável.”

Fonte: https://oglobo.globo.com/google/amp/economia/noticia/2025/02/20/pepsi-e-mais-uma-empresa-americana-a-reduzir-programas-de-diversidade.ghtml

Nenhum comentário: