sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Como compreender Lilith?

‘Eu não ficarei por baixo’

‘Somos iguais um ao outro na medida em que fomos ambos criados da terra’.

Alfabeto de Ben Sira.

A árvore cresceu grande, seu tronco não tinha folhagem, em suas raízes a cobra que não conhece encanto montou seu ninho, em sua copa o pássaro Imdugud colocou seus filhotes, em seu meio a empregada Lilith construiu sua casa.

A árvore huluppu.

Para mim, Lilith é a herdeira sobrevivente de Lamashtu.

Lamashtu é uma deusa frequentemente descrita como simultaneamente um demônio e possui uma série de características únicas.

Ela é, para começar, a única divindade no panteão sumério fora do controle de qualquer forma de hierarquia, seja divina ou humana.

Outras divindades tinham templos, e isso era muito importante na Suméria. Dizia-se que os templos eram as casas dos deuses, nas quais eles dependiam dos humanos para abastecê-los adequadamente e, em troca, concordavam em conceder favores.

Lamashtu não tinha templo e não assinou tal contrato.

Outras divindades geralmente estavam em dívida com divindades superiores, especialmente se quisessem fazer algo “prejudicial” aos humanos.

Lamashtu não pediu permissão e não respeitou tal ordem.

É por esta razão que ela foi considerada particularmente perigosa. Mas é também por esta razão que ela simbolizou a verdade inevitável do vazio.

No Atra-Hasis , descreve a versão suméria da história do dilúvio, na qual a civilização é exterminada para impedir que humanos superpovoados destruam a terra com seu descuido.

E na sequência, Lamashtu (aqui chamado de Pasittu, um de seus vários nomes) assume o manto de executor para evitar que tal coisa aconteça novamente. Ela é a pulsão de morte que impede os humanos de atingir tais níveis de destruição. E naturalmente, esta força seria feminina, já que o feminino é o árbitro último do nascimento. Para conseguir isso, ela impede a reprodução humana e espalha doenças quando os alojamentos humanos ficam muito lotados.

É claro que isso a tornou excepcionalmente impopular, e seu apelido não apenas de deusa, mas também de demônio, é merecido.

O que há de inerentemente “bom” no fato de os humanos pilharem a Terra como lhes convém? O que há de “mal” no fato de o universo tentar nos manter em algum tipo de harmonia, quando nós mesmos nos recusamos a respeitá-lo?

Os humanos são míopes. O ódio a Lamashtu vive na negação das alterações climáticas.

https://libraryoflilith.com/the-lilith-i-know/

Lilith não é uma reação aos homens ou às entidades masculinas. Ela é uma força em si mesma e, na maioria das histórias, ela nasce independentemente do próprio vazio caótico. Seu propósito se aplica a todos os humanos e a todos os seres igualmente - ela é entropia, vazio, arbitragem caótica da morte. E embora este último esteja dentro do domínio feminino entre os humanos, a um nível cósmico, é universal.

Por mais estranho que possa parecer, não creio que Lilith se importe honestamente com o destino da política sexual entre os humanos. Porque Lilith não precisa reagir a nada. Seu poder está estabelecido dentro dela. Ela é o vazio para o qual os arrogantes sempre retornam. Ela pegará seu pedaço de carne de uma forma ou de outra – ela não precisa da permissão ou do respeito de ninguém para fazer isso. E ela não se importa com isso. Se ela se preocupa com alguma coisa em termos do reino humano, é apenas que seus filhos cresçam por si mesmos.

https://libraryoflilith.com/articles/studies/the-gilded-cage-of-lilith-as-feminist-icon/

A origem histórica de Lilith

O primeiro mito que desejo dissipar é que Lilith foi originalmente encontrada na antiga terra da Suméria. Suas raízes certamente se estendem tão longe, mas a própria Lilith não pode ser encontrada entre aquele enorme panteão de deuses e demônios. Para explicar como essas duas particularidades podem ser verdadeiras ao mesmo tempo, devemos começar com algumas lições básicas da antiga língua suméria – especificamente o desenvolvimento de uma palavra em particular:

Em sumério, a palavra “Lil” significa “Ar”. Enlil, por exemplo, era o Senhor Sumério (En) do Ar (Lil). O termo mais antigo conhecido que poderíamos sugerir relacionado a Lilith seria a palavra plural "Lili" (feminino "Lilitu"), que era simplesmente o mesmo na Suméria que nossa moderna palavra genérica "espíritos". Na verdade, era bastante comum nas línguas antigas que a mesma palavra para “ar” ou “respiração” fosse usada para “espírito”, já que se pensava que a respiração era a evidência da vida; o espírito da pessoa. Os espíritos desencarnados, portanto, eram eles próprios compostos da mesma substância. A própria palavra “spiritus” é um exemplo – latim para “respirar”. O hebraico “ruach” é outro exemplo idêntico. Isto sugere, portanto, que os Lilitu sumérios eram um tipo específico de demônio ou simplesmente “espíritos” em geral.

Lilith é frequentemente descrita como uma súcubo suméria. E, de fato, existiam tais criaturas na Suméria-Babilônia que certamente tiveram sua parte na concepção hebraica de Lilith. Esses seres eram conhecidos como "Ardat Lili". "Ardatu" era um termo que descrevia uma jovem em idade de casar. Assim, os Ardat Lili eram espíritos femininos sexualmente ativos – as súcubos. Acreditava-se que essas demônios noturnas eram a causa dos sonhos eróticos, pelos quais roubavam o sêmen e a vitalidade espiritual do homem. É claro que existe também uma versão masculina desta entidade – o íncubo – mas não precisamos abordar esta criatura aqui.

Também é interessante notar que a palavra suméria para “devassa” era “Lulu”. A palavra para “luxo” era “Lalu”. Além disso, a própria palavra para “mal” era “Limnu”. Isto tem uma relação óbvia com a palavra Lili (e especificamente com Ardat Lili); não apenas na semelhança de pronúncia e ortografia, mas também na própria definição das palavras. Tenha em mente que estas línguas antigas não possuíam a definição específica das nossas palavras modernas. Uma única palavra indicaria qualquer um de vários conceitos relacionados.

Isto não esgota a etimologia de Lilith. Contudo, o jogo de palavras não continua até o Cativeiro Hebraico na Babilônia (600 AEC), e não desejo avançar ainda. Ainda no que diz respeito à Suméria, há dois casos que geralmente são vistos como prova da existência de Lilith ali.

Uma delas é uma lenda, contida na Epopéia de Gilgamesh, na qual um demônio feminino reside na sagrada Árvore da Vida da Deusa Inanna - impedindo assim efetivamente o crescimento e a produção da Árvore. Supõe-se que essa demônio seja a própria Lilith, a quem o herói Gilgamesh finalmente expulsa da Árvore e vai para o deserto.

No entanto, acontece que não há base para supor que esta criatura seja Lilith, ou mesmo uma Ardat Lili, afinal. Aparentemente, o mal-entendido surge de um erro de tradução cometido pelo historiador e estudioso Samuel Kramer. Na Épica, o demônio na Árvore é descrito como "ki-sikil-lil-la-ke", que Kramer sugeriu significar "donzela, amada, companheira ou empregada doméstica de Lila". (Presumo que esta seja também a origem da sugestão equivocada de Merlin Stone de que Lilith era a "donzela" de Inanna.) Embora a palavra para ar/espírito esteja obviamente presente, não há indicação de uma Lilith - mais do que a presença da palavra "ki" (Terra) indica a Deusa da Terra Ki. Talvez Kramer estivesse se concentrando nas duas sílabas “lil-la”.

O segundo exemplo é a famosa placa suméria que representa uma mulher com garras e asas de coruja, de pé sobre dois leões, com duas corujas flanqueando-a de cada lado. Foi assumido que esta figura é Lilith especificamente por causa da (má) tradução acima feita por Kramer (ver bibliografia). Mais especificamente, a suposição foi feita primeiro, e o trabalho de Kramer foi fornecido como prova da existência de Lilith na antiga Suméria. É claro que, como o demônio da Árvore não é Lilith, certamente também não o é a mulher retratada na escultura.

Avançando um pouco para um ponto relacionado: Na Torá, diz-se que há uma referência a Lilith – Isaías 34:14. O versículo supostamente fala de uma coruja, e diz-se que isso indica Lilith por meio da placa mencionada acima (e das corujas retratadas nela). Este exemplo é usado até para argumentar que o nome de Lilith é derivado do termo hebraico para “gritar”. No entanto, este provavelmente não é o caso. Em vez disso, a referência bíblica parece vir diretamente do termo “Lilitu”. Pode muito bem ser uma referência direta a Lilith, porém a grafia deve ser observada: Na passagem bíblica a palavra é LILI Th, enquanto o nome de Lilith é escrito corretamente "LILO Th" (que na verdade é um plural, e será abordado mais tarde).

E, portanto, Lilith não deriva dos dois exemplos acima (a placa ou a Epopéia de Gilgamesh), afinal. Em vez disso, ela provavelmente traça suas raízes estritamente em Lilitu e Ardat Lili - emprestadas pelos hebreus dos babilônios durante o cativeiro em cerca de 600 aC. Porém, deve-se ter em mente que Ardat Lili significava simplesmente súcubo, sem indicar nenhum ser específico. Isto, então, me leva a outro ponto muitas vezes esquecido: o próprio nome Lilith é, na verdade, uma transliteração imprópria do hebraico. As letras hebraicas são Lamed (L), Yod (I), Lamed (L), Vav (O), Tau (Th). O "-ith" deve ser escrito "-oth", que é o sufixo plural feminino hebraico. Pode ser que as primeiras referências hebraicas não fossem a “Lilith”, mas a “os liloth” (os espíritos) – uma curiosa cruz de uma palavra suméria-babilônica com um sufixo hebraico. Mais especificamente, referia-se a espíritos femininos e, portanto, era provavelmente pouco mais do que a versão hebraica do termo sumério Lilitu.

No entanto, Lilith pode ter finalmente se tornado um nome próprio durante ou logo após o Cativeiro. Isto é possivelmente indicado nas numerosas inscrições hebraicas, pintadas em tigelas, datadas por volta dessa época. Essas inscrições retratam uma demônio de aparência particularmente desagradável chamada Lilith, e as palavras são para proteção contra Ela. No entanto, eu pessoalmente não encontrei nenhuma evidência direta que apoiasse se essas tigelas se referiam diretamente a uma demônio ou a um grupo de demônios. A etimologia pode sugerir o último, enquanto a existência da singular Lilith no mito hebraico pode sugerir o primeiro.

Felizmente, parecemos ter uma ideia de como “The Liloth” finalmente se tornou “Lilith”. Esta tentativa de resposta reside na demônio babilônica Lamashtu. Essa criatura horrível foi, entre outras coisas, responsabilizada por “roubar bebês de suas mães”. Muito provavelmente, isto indica morte no berço e talvez natimorto - já que o conceito geral de um demônio na Babilônia era na maioria das vezes uma explicação para problemas médicos e doenças. Como sabemos, a morte no berço era surpreendentemente comum no mundo antigo e, portanto, Lamashtu era uma das principais e mais temidas forças demoníacas. Ela foi, talvez, uma influência cultural grande o suficiente para ser adotada por outros povos que tiveram contato íntimo com a Babilônia. Pessoas como os hebreus, que adotaram alguns conceitos importantes da religião babilônica. Assim foi o nascimento de Lilith – uma demônio que atacava os homens durante a noite, e as mulheres e os bebês durante e após o parto.

https://kheph777.tripod.com/lilith.html

Eu indico, com reservas, o livro “Encontro com Lilith”, de Mark Williams. O livro que me “apresentou” Lilith foi o livro “Lilith, a Lua Negra”, de Roberto Sicuteri. Como notável referência, eu indico o livro “O livro de Lilith”, de Barbara Koltuv.
Dependendo do/a autor/a e do objetivo do livro, a abordagem sobre Lilith perpassa a mitologia, atravessando a psicologia e (raramente) terminando por “receitas” para entrar em uma relação com essa entidade complexa e profunda.
Se você tiver sorte (ou destino), Lilith irá se manifestar. Depois, nada mais será o mesmo.
Somente Lilith pode falar por ela, só acredite no que aqueles lábios (divinos, maravilhosos 😍) te disserem pessoalmente.

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