segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

O escorregão do Patheos

Incrível que, em pleno século XXI, ainda seja permitido discurso de ódio disfarçado de pregação.
O Patheos virou um zumbi depois que foi comprado por uma empresa ligada a grupos favoráveis à posse e porte de armas, supremacia branca e fundamentalismo cristão.

Um exemplo disso é o texto publicado na coluna The Center That Holds, na seção Evangelical, de autoria de Anthony Costello.

O título, sugestivo:

O Verdadeiro Significado Do Natal: A Morte Do Paganismo.

Esse é o desejo, vontade ou sonho do cristão médio.

Eu vou citar e comentar alguns trechos.

Citando:

"Neste Natal, é importante reconhecer um “ verdadeiro significado do Natal ” que muitas vezes passa despercebido, ou mesmo despercebido, pelos nossos criadores contemporâneos de significado.

O que estes criadores de significado não percebem é que o nascimento de Jesus também significou a morte de outra coisa. Essa “outra coisa” era o Paganismo."

O "Paganismo " não morreu. Foi assassinado. Depois que Constantino e Teodósio decretaram que o Cristianismo seria a única religião permitida e oficial do Império Romano, templos e estátuas foram destruídas (a Biblioteca de Alexandria foi alvo dia cristãos).
Mas o mais engraçado (humor mórbido) é que o Natal foi estipulado exatamente na mesma data da festividade do Sol Invictus, da celebração de Mithra, a mesma data que sucedia o Solstício de Verão (em outro hemisfério, Solstício de Inverno) e a Saturnália.

Citando:
"Ele é a figura histórica que marcou o fim de todo o mundo pagão.
E, como disse Chesterton, era um mundo grande . É claro que também acreditamos que Cristo foi capaz de fazer isso não apenas porque era uma figura histórica carismática, mas porque Ele era literalmente Deus na história literal."

A "divindade" de Cristo foi resultado de um consenso entre as autoridades da Igreja. A divindade de Cristo é uma doutrina, um dogma, não um fato. Basta ler os textos sagrados para perceber que Cristo, o Ungido de Deus, era um mensageiro, enviado para o Povo de Israel. Ele não era Deus e tinha uma missão bem específica. A pessoa apontada pelos cristãos como sendo o Cristo simplesmente não preenche os requisitos.

Citando:
"Em termos mais teológicos: é a mensagem cristã da encarnação de Deus em Cristo e da sua ressurreição triunfante sobre a morte que inaugura a era da Comunidade Cristã, ou Igreja , e lança uma missão de proporções épicas – difundir esta Boa Nova de Deus em Cristo para o mundo inteiro. Esse mundo, novamente, é predominantemente pagão."

Trata-se de uma heresia que deu certo e funcionou até hoje. Em termos teológicos e baseados nos textos sagrados, o Deus descrito ali não reconhece nem admite a existência de outros Deuses. Esse Deus não encararia em um ser humano. Talvez essa seja uma influência vinda de outras regiões, como a Índia, onde é comum os avatares. E pelos textos sagrados, Cristo não é Deus.

Citando:
"É este acontecimento único, o nascimento de Jesus, que muda fundamentalmente toda a história humana."

Foi por decreto do Papa que começou o registro do tempo em "antes de Cristo " e "depois de Cristo ". Em condições normais, o Cristianismo seria apenas mais uma crença no meio de muitas, se não sumisse inteiramente, como uma mera heresia que apareceu no meio da religião do Povo de Israel.

Citando:
"Max Weber, o pai da sociologia moderna, argumentou que o mundo tinha ficado “ desencantado” através da ascensão e domínio do Cristianismo, bem como da revolução científica do Iluminismo ( que alguns argumentam que não teria ocorrido sem a teologia cristã ). É questionável que o nosso projeto moderno de ciência teria ocorrido se o mundo tivesse permanecido pagão."

Todo o nosso conhecimento tem origem nos povos antigos, todos"pagãos". Quando o Cristianismo se tornou a religião do Império e a Igreja tornou-se igualmente imperial, o conhecimento científico sofreu com a interferência e a censura imposta pelos dogmas e doutrinas. O Iluminismo somente foi possível graças ao Império Otomano, que fez a Renascença 500 anos antes da Europa.

Citando:
"Em contraste com esta visão pagã da natureza, havia um punhado de comunidades antigas que acreditavam aproximadamente no oposto disto: que havia apenas um Deus. Além disso, este Deus era separado e transcendente ao reino da natureza, isto é, do cosmos. Seguindo logicamente a partir disso, este Deus, e somente este Deus, era eterno e incriado e que o mundo habitado pelos seres humanos não era eterno ou incriado, e, da mesma forma, nem o eram seus deuses. O exemplo mais óbvio e relevante de uma comunidade como esta foram os israelitas."

Isso aconteceu depois que o Povo de Israel foi liberado por Ciro. Os rabinos, influenciados pelo Mazdeismo fizeram aquilo que os padres e pastores fizeram depois. Adulteram, forjaram e inseriram crenças, impuseram e obrigaram a leitura da Septuaginta. O monoteísmo exclusivo a Yahweh foi o resultado de uma reforma religiosa. Os Hebreus eram, originalmente, politeístas como os seus vizinhos.
Deve ser muito constrangedor ver e saber que muito do texto sagrado usado pelos cristãos é um texto copiado e recriado de outros textos sagrados, dos Sumérios e Acadianos. Todo o Antigo Testamento é uma recriação do Enuma Elish.

Citando:
"A história de Israel é a história de uma persistente batalha espiritual e física entre: entre Yahweh, o Criador, e outras de Suas criaturas que se rebelaram contra Ele; entre a crença em um grande Deus e a crença em muitos pequenos deuses; entre aquela religião revelada dos israelitas e as muitas religiões especulativas dos pagãos; entre o povo de Deus e o povo que não é de Deus; entre o transcendente e o imanente; entre milagres e magia; entre luz, amor e liberdade e trevas, escravidão e o poder da morte."

A história de Israel é como a história do Cristianismo. Determinada, reescrita, editada e imposta. Se os judeus, se os cristãos, soubessem a verdade, os líderes dessas religiões estariam encrencados.

Citando:
"Em suma, a encarnação de Jesus e a missão subsequente darão início a um novo poder de Deus, contido na Sua Igreja, que dominará todas as fortalezas pagãs do mundo e enterrará o diabo e os seus seguidores. Na linguagem moderna: para os pagãos e seus deuses é fim de jogo!"

Os conceitos de Diabo, de Guerra Espiritual, de pecado e Inferno são criações necessárias para o sucesso do Cristianismo, uma crença baseada no medo, na vergonha e na culpa.
Mas a história do Cristianismo mostra que foi necessário assimilar e permitir o sincretismo. Senão, porque o Natal ainda é comemorado na data associada à Mithra? Por que o Cristianismo tinha tantas vertentes em seus primórdios? Por que algumas dessas vertentes foram chamadas de heresia? Por que pessoas foram perseguidas, presas, torturadas e mortas simplesmente por terem crenças e práticas que eram diferentes da autorizada e permitida pela Igreja? Por que a Igreja teve que inventar história de diversos santos e santas, na verdade, Deuses Antigos?

Isso deve incomodar muito o Anthony. O Paganismo está voltando porque nunca morreu nem nunca foi embora.
E algum dia, a humanidade irá descobrir a verdade sobre essa grande fraude chamada Cristianismo. Algum dia a humanidade irá redescobrir e resgatar suas raízes e origens.
Algum dia a humanidade irá superar o Cristianismo e nós teremos alguma chance de ter um mundo melhor.

Nenhum comentário: