Vossa Insolência, Vossa Excrescência, graça e paz.
Escrevo-vos esta carta para contar-vos sobre um evento terrível que aconteceu em Roma, no início deste ano. Trata-se do Sínodo do cadáver, também conhecido como Julgamento do Cadáver, ou ainda, em latim Synodus Horrenda.
O Papa Formoso foi eleito em 891, mas seu pontificado foi marcado por controvérsias. Ele foi acusado de usurpação do poder, de conspiração contra o ex-Papa Estevão VI e de outros crimes. Após sua morte, em 896, o antipapa João IX convocou um sínodo para julgar seu cadáver.
O sínodo aconteceu na Basílica de São João de Latrão, em janeiro de 897. O corpo de Formoso foi exumado e vestido com as vestes papais. Em seguida, ele foi colocado em um tribunal e acusado de todos os crimes de que era acusado.
Formoso foi condenado por unanimidade. Seus dedos foram cortados e jogados no Tibre, e seu corpo foi jogado no Rio Tíber.
Este evento foi um choque para a Igreja Católica. Foi considerado um insulto à santidade do papado e uma violação dos ritos fúnebres.
Eu estou profundamente preocupada com esse evento. Ele mostra que nós ainda estamos divididos e que há pessoas que estão dispostas a fazer qualquer coisa para alcançar seus objetivos.
Não permitam que isso aconteça com o meu corpo.
Ou vós não tereis mais onde vos enterrar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário