sexta-feira, 6 de maio de 2022

O bezerro e os asnos

Existe no catolicismo, sobretudo na arte cristã, toda uma exposição do sofrimento, da dor. O Cristianismo também cultua a dor, o sofrimento, a morte.


Transcrição do vídeo "A verdade sobre a família Addams", do Quadrinhos na Sarjeta.


O garotinho ruivo está sentado de pernas cruzadas no chão da sala, assistindo TV. Em exibição - porque é Semana Santa - está o épico festival kitsch de CB de Mille, Os Dez Mandamentos.


O filme é implacavelmente sombrio. Ah, a escravidão! Ah, as pragas! Ah, o sofrimento!


De repente, o humor muda. Os Filhos de Israel estão, para variar, felizes. Eles estão dançando, estão ficando bêbados, estão agarrando a bunda um do outro.


Eles estão adorando o Bezerro de Ouro!


Isso parece divertido ! Pensa o menino. É isso que eu quero fazer!


Com suas implicações de juventude, “bezerro” é realmente um erro de tradução. Em hebraico, égel ( עגל ) é na verdade um touro de um ano, recém-chegado à maturidade. O Touro Dourado é um deus jovem, brilhando com a suculenta adolescência.


Que diabos é isso ? Pergunta meu amigo.


Fiz a mesma pergunta ao balconista da lojinha escandinava na rua onde comprei o prato decorativo em questão. Mostra os israelitas adorando o Bezerro de Ouro.


Eu explico a ele, como o balconista me explicou, que é uma de uma série de 10 peças que descrevem os Dez Mandamentos. Este retrata o Primeiro Mandamento .


Realmente, há algo meio perverso em ilustrar algo mostrando seu oposto. Afinal, a adoração do Bezerro de Ouro é basicamente satanismo judaico. Eu amo humor de alto contexto.


Meu amigo ri.


Se é isso (o que acontece com) não terás outros deuses diante de mim, mal posso esperar para ver (o que acontece com) que não cometerás adultério, diz ele.


Original: http://witchesandpagans.com/pagan-culture-blogs/paganistan/golden-calf.html


Nota: como eu expliquei antes, os Hebreus não cometeram crime algum. Essa lenda pode muito bem ter sido forjada. Afinal, rabinos, padres e pastores são os capangas desse Deus. A cobrança do dízimo não se distingue da taxa de proteção cobrada pela máfia. Em algum lugar eu havia dito sobre essa estranha dualidade moral do Cristianismo sobre o capital. Não é difícil encontrar sermão contra a "idolatria ao dinheiro" como não é difícil ver as igrejas pressionando o crente a doar dinheiro.

Então tem o bezerro de ouro nessa lenda e o touro em Wall Street. Falando em bichos e o mundo financeiro, tem o leão, símbolo da Receita Federal/Imposto de Renda e tem o porco, símbolo popular para cofrinho e que tem um sentido pejorativo na esquerda.

Se nós pudéssemos perguntar (e ouvir) o bezerro de ouro, ele certamente nos julgaria como asnos. Ele representa um Deus que traz felicidade, alegria e abundância. Mas nós escolhemos um Deus de um culto de dor, sofrimento e morte.

Nenhum comentário: