Ofertas de comida para nossos queridos falecidos, ou alays, sempre despertaram minha curiosidade. Enquanto crescia, eu me maravilhava com os mausoléus das famílias chinesas, com comida abundante, um banquete colorido cuidadosamente preparado diante dos retratos lindamente pintados dos falecidos.
Perguntei a um geomante, o “mestre” Aldric Dalumpines, e meus amigos filipino-chineses sobre o ritual de alay.
“Sua importância é reverenciar, homenagear e enviar boas novas aos que partiram”, diz o mestre Aldric.
“Oferecer-lhes comida na vida após a morte traz bênçãos ao ofertante em virtude da ajuda de parentes, uma espécie de forma intuitiva de orientação do legado de seus ancestrais, suas virtudes e valores, especialmente na tomada de decisões do dia-a-dia. Simplificando, é como fazer uma vida melhor, tirando as lições da vida do falecido.
“Não é diferente de fazer orações pelos mortos na fé católica. No feng shui ou culto ancestral chinês, é materialmente expresso usando oferendas de comida da sorte.
“Esses rituais podem ser feitos regularmente, dependendo do descendente. A prioridade deve ser a comida e a bebida favoritas dos mortos.
Acredita-se que a realização de tais rituais traz bênçãos aos descendentes que fazem a oferenda, principalmente bênçãos monetárias.
A tradição urbana diz que um taipan oferece oferendas de dinheiro queimado no valor igual a seis caminhões 6 por 6 mensais. É por isso que, dizem, sua riqueza é tão abundante. Isso torna essa prática uma forma cobiçada de celebrar a vida do ancestral morto.
Segundo a crença, a oferta de alimentos deve ser em um número da sorte e combinações de cores, uma oferta de oito laranjas simboliza prosperidade dupla. Laranja é como ouro, ou kim em chinês, enquanto 8 é faat, ou riqueza e prosperidade dobrada.
“Outras ofertas de alimentos da sorte incluem: bolinhos doces em forma de guan pos, ou lingotes de ouro de porcelana antiga, símbolo de dinheiro e prosperidade; kiat-kiat, ou mini laranjas [tangerinas], também simbolizam ouro; cortes de porco assado simbolizam abundância; arroz ampaw ou crispies são oferecidos na figura 8 para anunciar prosperidade e sorte crescentes e proteção contra o mal se for de cor vermelha; bolos de arroz doce, redondos e cozidos no vapor em cinco simbolizam a prosperidade equilibrada e também representam os cinco elementos de madeira, água, metal, fogo e terra; as oferendas de alface ou pechay simbolizam crescimento e prosperidade florescente; o abacaxi simboliza ong lai, ou prosperidade de boas-vindas; peixe é frequentemente oferecido para simbolizar a abundância de dinheiro na vida após a morte.
“O que não deve ser servido, no entanto, é macarrão para longa vida”, pelo motivo óbvio de que “não se aplica mais”.
De acordo com Dalumpines, o costume de oferendas de alimentos tornou-se assunto de mito, folclore e superstição, então cada família é sua, seguindo o que cada um se acostumou.
Melanie Chua compartilhou dicas de como preparar o alay perfeito.
Peixes, carnes e aves devem ser fatiados ou picados, não oferecidos inteiros, simplesmente porque os mortos não têm colheres e garfos.
Elimine os ossos simplesmente para tornar a comida fácil de comer!
Também não oferecemos peras. O mestre confirmou que é porque a pêra e o pomelo são símbolos de vida longa.
Kelly Lee acrescenta que frutas em cachos geralmente estão fora do cardápio – como uvas e lanzones. A goiaba também é um tabu em qualquer mesa de alay. Isso porque “o cacho e, no caso da goiaba, as muitas sementes promovem demasiada procriação no clã, tanto legítima quanto ilegítima”.
Kelly diz que a melhor hora para fazer uma oferta é antes do meio-dia. Mas o Mestre qualificou que no feng shui, a hora e o dia devem estar em sincronia com o calendário da fortuna ou almanaque chinês, Tong Shu.
Lee diz que eles mostram respeito e reverência pelos mortos acendendo incensos. O Mestre aponta que a fumaça do incenso envia para o céu as mensagens emocionais daqueles que fazem a oferenda.
Quando os bastões de incenso estão quase consumidos, “é hora de queimar as ofertas de papel-moeda. Então os parentes e amigos podem participar do alay”, diz Kelly.
No entanto, algumas pessoas acreditam que as oferendas de comida não devem ser comidas por um determinado período, em homenagem aos mortos.
Pedi ao Mestre que arrumasse uma mesa de apoio para tornar a lição mais visual. Ele disse, vamos fazer um para o seu pai.
Ele chegou com frutas, uma variedade de coisas para comer e kim, ou papel-moeda. Nós então andamos pela nossa casa, procuramos coisas que meu pai adorava.
Depois de arrumar a comida, ele perguntou o que papai gostava de beber, então pegamos uma garrafa e, claro, tivemos que procurar um cigarro – como papai adorava fumar! (Isso, infelizmente, causou sua morte.)
Preparar a mesa do papai foi uma atividade cheia de risadas, que é o que geralmente acontece quando você está perto de Aldric. Ele pronunciou, aba, é assim que um alay deve ser feito - com um coração leve e feliz; é, afinal, celebrar a vida do seu pai.
Realmente parecia um ato de ação de graças. Enfeitar a mesa me deixou feliz, só porque estávamos fazendo isso por ele.
Quando finalmente terminamos de configurá-lo, o Mestre disse: “Ang saya na ng papai mo. Ele já comeu tudo isso no céu!”
De repente, senti as lágrimas rolarem pelo meu rosto. Sinto muita falta do meu pai... Agora sei que o ritual, em termos mais simples, é, acima de tudo, uma expressão de gratidão e uma oferta de amor.
https://lifestyle.inquirer.net/73874/do-as-the-chinese-do-alay-for-the-dear-departed/
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