quarta-feira, 18 de maio de 2022

Nossa identidade latina

Você sabe por que a maioria dos países do dito Novo Mundo é chamado de América Latina?
Segundo o Brasil Escola, essa região recebe esse nome porque é composta por países que tem como idioma oficial línguas que derivam do latim, como o português, o espanhol e o francês.
Mas nós estamos falando em língua, algo que é transmitido pela cultura, não pelos genes. Isso é algo evidente, mas Caturo, o pagão português esquisito, ignora os fatos antropológicos e arqueológicos em favor de sua ideologia racista e xenófoba.
O que eu vou dizer vai chocar alguns e revoltar outros: em termos de ancestralidade, nós não somos latinos. Nem mesmo os italianos que migraram para cá. Nem mesmo os Romanos poderiam ser considerados latinos. A língua latim é assim chamada por ter tido origem na região do Lácio. Naquela região, diversas tribos, chamadas de itálicas, que tinham origens e etnias diferentes, deram origem à civilização romana, uma das que deram forma e conteúdo ao Ocidente e às suas civilizações.
Basta lembrar que Enéas (assim como Rômulo e Remo) foi um sobrevivente de Tróia, uma cidade que (provavelmente) existiu na região da Anatólia, atual Turquia, que faz parte do Oriente Médio, de onde nós herdamos a cultura dos Persas, graças à Helenização do mundo conhecido implementado por Alexandre o Grande.
Quando falamos em Gauleses, esse termo foi usado/criado pelos Romanos para identificarem todos os povos habitantes da Gália, região da atual França, que é assim chamada por que foi o reino dos Francos (Carlos Magno), um povo (quem diria) Germânico. A mesma noção vale para os Lusitanos, esse termo foi usado/criado para identificar todos os povos habitantes da Lusitânia.
Os Lusitanos são considerados como parte dos Íberos, um dos inúmeros povos que tem os Celtas como ancestral em comum. O termo Celta foi usado/criado para identificar diversos povos e tribos, de diversas origens e etnias, mas que tinham em comum a língua e a religião.
A Lusitânia foi conquistada pelos Romanos, pelos Godos e pelos Otomanos. Como todas as demais regiões e países da atual Europa, seus habitantes são, portanto, descendentes de diversas tribos (miscigenados), de diversas origens (migrantes), fato que certamente deve deixar Caturo irritado.

Nenhum comentário: