segunda-feira, 22 de março de 2021

Progenitores Lendários

Pode-se ler, em alguns blogues de paganismo moderno, especialmente os que evocam o "identitarismo", conceitos como "gens" e "estirpe". Eu tenho o dever de apontar que esses conceitos estão completamente equivocados.

Vamos a algumas definições:

"Na antiga Roma , um gens, plurais gentes, era uma família consistindo de indivíduos que partilhassem o mesmo nomen e que reivindicados descida a partir de um antepassado comum. Um ramo de uma gens era chamado de stirps (plural stirpes ). A gens foi uma importante estrutura social em Roma e em toda a Itália durante o período da República Romana. Grande parte da posição social dos indivíduos dependia da gens a que pertenciam". [do Wikipédia - traduzido com o Google Tradutor]

Então vem a questão: quem é esse "antepassado"? Tanto a civilização Grega quanto a Romana possui o que se pode chamar de Progenitor Lendário.

O que se deve ressaltar, no caso, a estranheza desse escritor que vos fala, em ver países adorando a um Deus que se identifica claramente no texto sagrado como sendo o Senhor do Povo de Israel, a saber, descendentes das Doze Tribos de Israel, descendentes de Abraão, Isaac e Jacó (que foi chamado de Israel e de quem as Doze Tribos descendem).

Os povos da Grécia Antiga alegam ser descendentes de Heleno, o Progenitor Lendário dos povos Dório, Aqueu, Jônio e Eólio. Heleno, por sua vez, descende de Deucalião e este de Prometeu. Estes personagens míticos tem em comum a cidade de Tróia, a mesma de onde veio Eneias, o Progenitor Lendário de quem descendem Rômulo e Remo, os fundadores de Roma, sendo Eneias descendente de Vênus com Anquises que, tal como Eneias, era troiano. Coincidências demais para serem meras coincidências.

Tróia foi considerada uma cidade mítica até que a arqueologia encontrou, na península da Anatólia [atual Turquia] ruínas dessa cidade.

Quando pensamos na mitologia da Europa, de quem o continente europeu carrega o nome, Europa era uma princesa... fenícia, que tem origem e descendência comum com Fênix e Perseu, os Progenitores lendários dos Persas e Fenícios.

Quando pensamos que Vênus, chamada de Afrodite pelos Gregos, pode muito bem ser um "empréstimo cultural" que estes fizeram do culto de Astarte por suas raízes em comum com os... Assírios.

Quando pensamos que Hecate tem origens Frígias, região próxima da península da Anatólia.

Quando nós falamos das origens dos povos que habitaram o continente europeu, nós falamos dos povos proto-indoeuropeus, povos difusos que vieram da região do vale do rio Indus, região que fica entre Índia e Paquistão.

 Isso deve ser bastante perturbador para os pagãos modernos que falam em estirpe, pois os Progenitores Lendários da civilização ocidental possuem raízes bem... orientais.

Nenhum comentário: