sexta-feira, 26 de março de 2021

Os Cinco Sóis

No contexto dos mitos da criação , o termo Cinco Sóis descreve a doutrina dos astecas e de outros povos Nahua em que o mundo atual foi precedido por quatro outros ciclos de criação e destruição. É derivado principalmente das crenças e tradições mitológicas, cosmológicas e escatológicas de culturas anteriores do México central e da região mesoamericana em geral. A sociedade asteca pós-clássica tardia herdou muitas tradições sobre os relatos da criação na Mesoamérica , embora modificando alguns aspectos e fornecendo novas interpretações próprias.

Nos mitos da criação que eram conhecidos pelos astecas e outros povos nahua do final da era pós-clássica, o princípio central era que havia quatro mundos, ou "sóis", antes do universo atual. Esses mundos anteriores e seus habitantes foram criados e depois destruídos pela ação catastrófica das principais figuras divinas. O mundo atual é o quinto sol, e os astecas se viam como "o Povo do Sol", cujo dever divino era travar uma guerra cósmica para fornecer ao sol seu tlaxcaltiliztli ("alimento"). Sem ele, o sol desapareceria do céu. Assim, o bem-estar e a própria sobrevivência do universo dependiam das ofertas de sangue e corações ao sol.

Lenda

Do vazio que era o resto do universo, o primeiro deus, Ometeotl , criou a si mesmo. Ometeotl era homem e mulher, bom e mau, luz e escuridão, fogo e água, julgamento e perdão, o deus da dualidade. Ometeotl deu à luz quatro filhos, os quatro Tezcatlipocas, que presidem cada uma das quatro direções cardeais. Com o Ocidente preside o Branco Tezcatlipoca, Quetzalcoatl , o deus da luz, misericórdia e vento. Ao sul preside o Tezcatlipoca Azul, Huitzilopochtli, o deus da guerra. Sobre o Oriente preside o Tezcatlipoca Vermelho, Xipe Totec , o deus do ouro, da lavoura e da primavera. E ao norte preside o Tezcatlipoca Negro, também chamado simplesmente de Tezcatlipoca , o deus do julgamento, da noite, do engano, da feitiçaria e da Terra.

Primeiro Sol 

Foram quatro deuses que criaram todos os outros deuses e o mundo que conhecemos hoje, mas antes que pudessem criar, eles tiveram que destruir, pois cada vez que eles tentavam criar algo, ele cairia na água abaixo deles e seria comido por Cipactli , o crocodilo gigante da terra, que nadou pela água com a boca em cada uma de suas juntas. Os quatro Tezcatlipocas desceram os primeiros gigantes. Eles criaram os outros deuses, dos quais o mais importante eram os deuses da água: Tlaloc , o deus da chuva e da fertilidade e Chalchiuhtlicue, a deusa dos lagos, rios e oceanos, também a deusa da beleza. Para iluminar, eles precisavam de um deus para se tornar o sol e o Tezcatlipoca Negro foi escolhido, mas seja por ter perdido uma perna ou por ser deus da noite, só conseguiu virar meio sol. O mundo continuou assim por algum tempo, mas uma rivalidade entre irmãos cresceu entre Quetzalcoatl e seu irmão, o poderoso sol, que Quetzalcoatl derrubou do céu com uma clava de pedra. Sem sol, o mundo estava totalmente escuro e em sua raiva, Tezcatlipoca mandou seus onças comerem todas as pessoas.

Segundo Sol

Os deuses criaram um novo grupo de pessoas para habitar a Terra, desta vez eram de tamanho normal. Quetzalcoatl se tornou o novo sol e com o passar dos anos, as pessoas da Terra ficaram cada vez menos civilizadas e pararam de honrar os deuses. Como resultado, Tezcatlipoca demonstrou seu poder e autoridade como deus da feitiçaria e do julgamento, transformando as pessoas animalescas em macacos. Quetzalcoatl, que amava as pessoas imperfeitas como elas eram, ficou chateado e expulsou todos os macacos da face da Terra com um poderoso furacão. Ele então desceu como o sol para criar um novo povo.

Terceiro Sol

Tlaloc se tornou o próximo sol, mas Tezcatlipoca seduziu e roubou sua esposa Xochiquetzal , a deusa do sexo, flores e milho. Tlaloc então se recusou a fazer qualquer coisa além de chafurdar em sua própria dor, então uma grande seca varreu o mundo. As orações do povo pedindo chuva irritaram o sol enlutado e ele se recusou a permitir que chovesse, mas o povo continuou a implorar. Então, em um acesso de raiva, ele respondeu às suas orações com uma grande chuva de fogo. Continuou a chover fogo até que toda a Terra foi queimada. Os deuses então tiveram que construir uma nova Terra das cinzas.

Quarto Sol

O próximo sol e também a nova esposa de Tlaloc, era Chalchiuhtlicue . Ela era muito carinhosa com o povo, mas Tezcatlipoca não. Tanto o povo quanto Chalchiuhtlicue sentiram seu julgamento quando ele disse à deusa da água que ela não era verdadeiramente amorosa e apenas fingia bondade por egoísmo para obter o elogio do povo. Chalchiuhtlicue ficou tão arrasada com essas palavras que chorou sangue pelos cinquenta e dois anos seguintes, causando uma inundação horrível que afogou a todos na Terra. Os humanos se tornaram peixes para sobreviver.

Quinto Sol
 
Quetzalcoatl não aceitou a destruição de seu povo e foi para o submundo, onde roubou seus ossos do deus Mictlantecuhtli . Ele mergulhou esses ossos em seu próprio sangue para ressuscitar seu povo, que reabriu os olhos para um céu iluminado pelo sol atual, Huitzilopochtli.

Os Tzitzimimeh , ou estrelas, ficaram com ciúmes de seu irmão mais brilhante e mais importante, Huitzilopochtli. Sua líder, Coyolxauhqui , deusa da lua, os lidera em um ataque ao sol e todas as noites eles chegam perto da vitória quando brilham no céu, mas são derrotados pelo poderoso Huitzilopochtli que governa o céu diurno. Para ajudar este deus tão importante em sua guerra contínua, os astecasoferece-lhe o alimento de sacrifícios humanos. Eles também oferecem sacrifícios humanos a Tezcatlipoca com medo de seu julgamento, oferecem seu próprio sangue a Quetzalcoatl, que se opõe a sacrifícios fatais, em agradecimento ao seu sacrifício de sangue por eles e dá oferendas a muitos outros deuses para muitos propósitos. Se esses sacrifícios cessarem ou se a humanidade deixar de agradar aos deuses por qualquer outro motivo, este quinto sol ficará escuro, o mundo será destruído por um terremoto catastrófico e os Tzitzimitl matarão Huitzilopochtli e toda a humanidade.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Five_Suns
Traduzido [com pequenas edições] com Google Tradutor.

Nenhum comentário: