quarta-feira, 31 de março de 2021

Os sete portais do Submundo

Inanna desceu ao Submundo, reino de sua irmã, Ereshkigal.

Vamos ler esse trecho dos mitos relacionados à Inanna:

114-122. Quando ouviu isso, Ereckigala bateu na lateral da coxa. Ela mordeu o lábio e tomou as palavras ao coração. Ela disse para Neti, seu chefe porteiro: “Vem Neti, Meu porteiro-chefe do submundo, não negligencie as instruções que lhe dão. Deixe as sete portas do inferno aparafusadas. Então deixe cada porta do palácio Ganzer se abrir separadamente. Quanto a ela, depois que ela entrar, e se agachar tenha suas roupas retiradas, elas serão levadas.
123-128. Neti, o chefe porteiro do submundo, prestou atenção às instruções da sua amante. Ele trancou as sete portas do inferno. Então ele abriu cada uma das portas do palácio Ganzer separadamente. Ele disse a santa Inana: Vamos, Inana, entre.
129-133. E quando Inana entrou, {( . 1 ms acrescenta 2 linhas ) a vareta de medição de lápis-lazúli e a linha de medição, foram removidas da mão dela, quando ela entrou na primeira porta,} o turbante, chapéu para o campo aberto, foi retirado do cabeça dela. O que é isso? Cale-se, Inana, um poder divino do submundo foi cumprido. Inana , você não deve abrir a boca contra os ritos do mundo inferior.
134-138. Quando ela entrou no segundo portão, as pequenas contas de lápis-lazúli foram removidos do seu pescoço. O que é isso? Cale-se, Inana, um poder divino do submundo foi cumprido. Inana, você não deve abrir a boca contra os ritos do mundo inferior.
139-143. Quando ela entrou no terceiro portão, as contas em forma de ovo gêmeos foram retiradas do seu peito. O que é isso? Cale-se, Inana , um poder divino do submundo foi cumprido. Inana, você não deve abrir a boca contra os ritos do mundo inferior.
144-148. Quando ela entrou no quarto portão, o Vem, homem, venha peitoral foi removido de seu peito. O que é isso? Cale-se, Inana, um poder divino do submundo foi cumprido. Inana, você não deve abrir a boca contra os ritos do mundo inferior.
149-153. Quando ela entrou no quinto portão, o anel de ouro foi removido de sua mão. O que é isso? Cale-se, Inana, um poder divino do submundo foi cumprido. Inana, você não deve abrir a boca contra os ritos do mundo inferior.
154-158. Quando ela entrou no sexto portão, a linha de lápis-lazúli vara de medir e medição foram removidos de sua mão. O que é isso? Cale-se, Inana, um poder divino do submundo foi cumprida. Inana, você não deve abrir a boca contra os ritos do mundo inferior.
159-163. Quando ela entrou no sétimo portão, o vestido em pala, a roupa de senhorita, foi removido de seu corpo. O que é isso? Cale-se, Inana, um poder divino do submundo foi cumprido. Inana, você não deve abrir a boca contra os ritos do mundo inferior.

Fonte: https://mitologiasumeria.com.br/inana-no-submundo/


Nenhum comentário: