As sete colinas de Roma a leste do rio Tibre forma o coração geográfico de Roma , dentro das muralhas da cidade.
As sete colinas são:
Monte Aventino
Monte Célio
Monte Capitolino
Monte Esquilino
Monte Palatino
Monte Quirinal
MonteViminal
Atenas também tem sete colinas:
Monte Acrópoles
Monte Areópago
Monte das Musas
Monte das Ninfas
Monte Pnyx
Monte Licabeto
Monte Achesmos
Lisboa tem sete colinas:
Colina de São Jorge
Colina de São Vicente
Colina de Sant'Ana
Colina de Santo André
Colina das Chagas
Colina de Santa Catarina
Colina de São Roque
Istambul tem sete colinas:
"As sete colinas, todas localizadas na área dentro das muralhas, apareceram pela primeira vez quando os vales do Corno de Ouro e o Bósforo foram abertos durante os períodos Secundário e Terciário. Na era otomana, como no período bizantino anterior, cada colina era encimada por edifícios religiosos monumentais (igrejas debaixo dos bizantinos, mesquitas imperiais debaixo dos otomanos).
A Primeira colina sobre a qual a antiga cidade de Bizâncio foi fundada, começa a partir do Cabo do Serralho e se estende por toda a área que contém a Santa Sofia, a Mesquita Azul e o Palácio Topkapi.
Na Segunda colina estão a Mesquita Nuruosmaniye, o Grande Bazar e a Coluna de Constantino. A segunda colina é dividida a partir de um vale bastante profundo que corre de Babiali no leste de Eminönü.
A Terceira colina é ocupada agora pelos edifícios principais da Universidade de Istambul, pela Mesquita de Bajazeto ao sul e pela Mesquita de Solimão ao norte. As encostas sul da colina descem a Kumkapi e Langa.
A Quarta colina sobre a qual ficava a Igreja dos Santos Apóstolos e, posteriormente, a Mesquita do Conquistador, desce abruptamente para o Corno de Ouro no norte e, um pouco mais suavemente, para Aksaray no sul.
Na Quinta colina encontramos a Mesquita do Sultão Selim. A quinta e sexta colinas estão separadas pelo vale que desce para o oeste até Balat, na costa do Corno de Ouro.
Na Sexta colina estão os distritos de Edirnekapi e Ayvansaray. Suas encostas suaves correm para além da linha da Muralha de Constantino, as linhas de defesa.
A Sétima colina, conhecida na época bizantina como o Xerólofo (em grego: ξηρόλοφος), ou "colina seca", que se estende de Aksaray à Muralha de Teodósio e o mar de Mármara. É uma colina larga com três cumes que produzem um triângulo com ápices em Topkapı, Aksaray, e Yedikule". [Wikipédia]
Nenhum comentário:
Postar um comentário