sexta-feira, 19 de março de 2021

As nove nobre virtudes

Da Wikipédia, a enciclopédia livre.

As Nove Virtudes Nobres, NNV ou 9NV são dois conjuntos de diretrizes éticas morais e situacionais dentro de certos grupos de Odinismo e Ásatrú. Um conjunto foi codificada por John Yeowell (aka Stubba) e John Gibbs-Bailey (aka Hoskuld) do Odinic Rite em 1974, e o outro conjunto codificado por Stephen A. McNallen da Asatru Folk Assembly em 1983. No entanto, outros acreditam que o conjunto anterior, aquele que o Rito Odínico afirma ter codificado, foi originalmente colocado junto e rotulado como as Nove Virtudes Nobres (o “9NV”) por Edred Thorsson durante seu tempo com o AFA original. Eles são supostamente baseados em virtudes encontradas no paganismo nórdico histórico, colhidas de várias fontes, incluindo a Edda Poética (particularmente o Hávamál e o Sigrdrífumál ), e como é evidente nas Sagas islandesas ).

As Nove Cargas são uma lista diferente de diretrizes morais ou éticas formuladas de maneira mais explícita, codificadas quase ao mesmo tempo. The Six-Fold Goal [nota: Objetivo dos Seis Vínculos] é mais uma lista de virtudes, dada como "Right, Wisdom, Might, Harvest, Frith and Love" por Stephen Flowers (também conhecido como Edred Thorsson) em 1989.

O Código dos Nove Aesirian também é usado por alguns praticantes do paganismo, consistindo em "honrar, conhecer, proteger, florescer, mudar, justiça, conflito, equilíbrio e controle."

A lista das "Nove Nobres Virtudes" é devida a John Yeowell (também conhecido como Stubba) e John Gibbs-Bailey (também conhecido como Hoskuld), membros da Odinic Rite, ou alternativamente a Edred Thorsson, na época membro da Asatru Montagem grátis. Stephen A. McNallen compilou uma lista semelhante sob o título "Alguns Valores Odinistas" no jornal The Runestone do Asatru Folk Assembly (republicado em forma de antologia em 1983).

"Nove Nobres Virtudes"

Coragem
Verdade
Honra
Fidelidade
Disciplina
Hospitalidade
Autossuficiência
Laboriosidade
Perseverança

"Alguns valores Odinistas"

Força é melhor do que fraqueza
Coragem é melhor que covardia
Alegria é melhor do que culpa
Honra é melhor do que desonra
A liberdade é melhor do que a escravidão
Parentesco é melhor do que alienação
Realismo é melhor que dogmatismo
Vigor é melhor do que a ausência de vida
Ancestralidade é melhor do que desenraizamento

As Nove Cargas foram codificadas pelo Rito Odínico na década de 1970.

Para manter a franqueza e a fidelidade no amor e na devoção ao amigo provado: embora ele me golpeie, não o farei nenhuma dispersão.
Jamais fazer juramento injusto: pois grande e sombria é a recompensa pela violação da fé empenhada.
Para lidar não dificilmente com os humildes e humildes.
Para lembrar o respeito que se deve à grande idade.
Para não sofrer nenhum mal para ficar sem remédio e lutar contra os inimigos da Fé, Povo e Família: meus inimigos lutarei no campo, nem ficarei para ser queimado em minha casa.
Para socorrer os que não têm amigos, mas não ter fé na palavra prometida de um povo estranho.
Se eu ouvir a palavra do tolo de um bêbado, não lutarei; porque muitas tristezas e a própria morte crescem de tais coisas.
Prestar atenção aos mortos: mortos como palha, mortos no mar ou mortos em espada.
Para cumprir os decretos da autoridade legal e suportar com coragem os decretos das Norns.

Traduzido com o Google Tradutor [com pequenas edições e notas]


Nenhum comentário: