Quando falamos em Paganismo Moderno, Caminhos Espirituais e
Religiões Iniciática, um tema em comum surge, especialmente quando falamos em
Bruxaria e Wicca – a tradição.
Tradição (do latim: traditio, tradere = entregar ou
"passar adiante"), é a continuidade ou permanência de uma doutrina,
visão de mundo, costumes e valores de um grupo social ou escola de pensamento.
Ao nível da etnografia, a tradição revela um conjunto de costumes,
comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, música, práticas, doutrinas
e leis que são transmitidos para pessoas de uma comunidade, sendo que os
elementos passam a fazer parte da cultura.
Designam-se como costumes as regras sociais resultantes de
uma prática reiterada de forma generalizada e prolongada, o que resulta numa
certa convicção de obrigatoriedade, de acordo com cada sociedade e cultura
específica. [Wikipédia]
Essa é a teoria, a definição do dicionário. Mas o conceito
de tradição está dentro de um contexto cultural e faz parte de uma linguagem. Tal
como os outros domínios do conhecimento humano, eu não posso deixar de incluir
que aquilo que se entende por tradição está sujeito a entendimentos, interpretações
e experiências pessoais.
Destarte, eu acho importante repetir alguns textos de meu
blog, bem como reproduzir alguns comentários feitos no Patheos que eu achei
pertinente.
Tradição é algo que cresce e evolui. Não está gravado na
pedra, mas é mais como um discurso; se você começa com uma séria de premissas,
ideias e valores, você desenvolverá ideias e práticas que são consistentes com
o conjunto inicial. Tradições religiosas evoluem de acordo com as
circunstâncias sociais, culturais e políticas. [Yvonne Aburrow]
A tradição não evolui. As espécies evoluem. Por processos
ditados pela natureza. Uma tradição não é um organismo. A tradição não mudou,
foram os hábitos e costumes das pessoas que são membros ou sacerdotes das
mesmas que mudaram. [Roberto Quintas]
O problema é que estas “tradições” não são um todo coerente,
mas um amálgama, acidental e proposital, de ideias que aconteceram de estarem todas
disponíveis para as mesmas pessoas naquele tempo.
O que eu defino como “tradição” é: eu combinei um sistema de
prática espiritual e magia, compreensivo e envolvente. Ao fazê-lo, eu usei as
ideias que estavam disponíveis para mim.
Todo criador de uma tradição fez o mesmo. Cada um ou [mais
frequente] seus seguidores asseguraram que este amalgama particular é o Caminho
Certo. Mesmo quando eles adotam uma atitude mais moderna que exista qualquer
Caminho Certo, o conceito de um Caminho Certo é preservado sem questionamento
por todos os tradicionalistas. [Brian Rush]
Sua definição está longe de ser de uma tradição. Alguém simplesmente
não combina “um sistema de prática espiritual e magia, compreensivo e
envolvente” usando “ideias que estavam disponíveis”. Uma tradição está baseada
na herança que é passada através das gerações. Até onde eu posso falar, uma
tradição não é sobre o Caminho Certo, ou o Caminho Verdadeiro, é sobre preservar
a herança que recebemos de nossos ancestrais. Até onde eu posso falar, uma
tradição não tem um fundador, mas existe uma fonte cultural que pode ser achada
pelo folclore, que está baseado em uma antiga herança ensinada e preservada
através de gerações. Estes caminhos são um todo coerente enquanto sistema,
então eis por que parece que excluem algumas ideias, práticas ou metáforas. Quando
e se não há um todo coerente, então existe um “empréstimo” de outra coisa, mas
isto não torna caminho algum inválido ou indigno. [Roberto Quintas]
Volte através das gerações e os ancestrais, em algum ponto,
no início da tradição, alguém fez exatamente o que eu descrevi. Então, nas
gerações seguintes, as pessoas mistificaram o que tal pessoa fez, menosprezando
quem tentava fazer o mesmo.
Fundadores de tradição são humanos, além do mais eram seres
humanos que pensavam como eu. Eles inovaram, eles criaram, eles fizeram algo
novo, misturando e combinando ideias que estavam disponíveis.
Estas culturas antigas das quais o Paganismo Moderno se
inspira estão mortas. Seus descendentes desenvolveram algo novo. E uma nova
espiritualidade é necessária para ser relevante no mundo novo. Nós ainda
podemos usar a velha sabedoria enquanto for relevante [e geralmente é]. Mas nós
não devemos ficar atados ou limitados pelo velho. [Brian Rush]
Esta é uma área cinza. Sim, novas ideias vieram enquanto os
povos tiveram contato com diferentes culturas. Existem, então, dois resultados:
sincretismo e assimilação. Então há o teste do tempo, se e apenas quando uma “nova”
ideia serve ou funciona, se ela resiste através de gerações, então é uma ideia
que vem de uma tradição.
A ideia e conceito de tradição devem estar separados
da ideia e conceito de costume. Uma tradição é algo que resiste através do
tempo e gerações. Uma tradição sustenta a si mesma mesmo quando atravessa
diferentes povos, mas que compartilham os mesmos valores e crenças. Mesmo quando
um poder maior sobrepuja a tradição, ela resiste e sobrevive, em um disfarce
sincrético, dentro da religião oficial.
As culturas antigas que nós estamos
tentando redescobrir não estão mortas, sequer desenvolveram algo novo, elas
apenas assimilaram e sincretizaram os dogmas e rituais das religiões oficiais. Muitas
das festas religiosas da Igreja [para citar um caso conhecido] têm profundas
raízes nessas antigas religiões "mortas", a despeito das afirmações
da Igreja que esta é uma “tradição da Igreja" [o que nos leva a algo que é
dito ser uma tradição, mas é uma invenção].
Folclore, mito, pesquisa histórica
vem a calhar para que possamos redescobrir nossas raízes e origens, sintonizado
com nosso tempo [isto pode ser o que você define como “combinar”], tal como
nossos ancestrais fizeram [ou em outros termos: Paganismo não é algo “velho” ou
“campestre”, mas uma crença e religião de um tempo e sociedade daqueles que
reconhecem a existência dos Deuses]. Mas você tem alguma razão, uma vez que
estamos reconstruindo algo que estava ausente por quase dois mil anos.
Religião e tradição é parte da cultura, como a linguagem, e
“evolui”, não como a Teoria de Darwin, mas como um processo humano de
cruzamento, assimilação e sincretismo cultural. A religião e a tradição "emprestam" de várias fontes para se expressarem, mas os valores, os mistérios, o
divino e o sagrado intrínsecos da religião e da tradição permanecem os mesmos.
[Roberto Quintas]
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