sexta-feira, 3 de julho de 2015

Cinco questões para o caminho espiritual certo

Autor: John Beckett
Existem muito mais espiritualidades e religiões disponíveis para escolher do que em qualquer momento na história. O lado ruim é que mais alternativas torna a vida mais complicada.
Eu recebo perguntas de buscadores regularmente. Eu os escuto, usualmente recomendo a leitura de um livro ou dois para começar uma prática espiritual. Eu acho que não fiz qualquer recomendação para um caminho espiritual específico. Como eu poderia? Eu não os conheço o suficiente e mesmo se conhecesse ninguém pode aceitar a responsabilidade pela vida spiritual de outra pessoa.
Eu aprendi tanto quanto eu ensinei nesses contatos. Eu percebo cinco razões pelas quais as pessoas não poderão encontrar o caminho espiritual certo.
1. Você não conhece seus valores essenciais. Existe algo como verdade absoluta? O que é necessário par ate convencer que algo é verdadeiro? Qual sua tolerância para a ambiguidade?
A vida é justa? Devia ser justa? Que obrigações nós temos para tornar a vida mais justa para outros? Que obrigações nós temos para nossa família e vizinhos? Que obrigações nós temos para estranhos?
O mundo é algo para aproveitar ou para escapar? Seu coração e mente dizem que existe um, muitos ou nenhum Deus?
Deseja ser desafiado, tanto em suas crenças quanto em suas práticas? Ou você quer algo que irá confirmar aquilo que está acostumado?
Estas são questões difíceis e costumam ser um ardil. Muitas tradições espirituais são muito boas em te ensinar o que realmente importa. Mas a menos que você dispenda tempo suficiente trabalhando com elas, você não saberá se haverá afinidade.
Ao invés disto, leia, leia tanto quanto puder de diferentes formas de tradições espirituais e religiosas. Leia com a mente aberta – não tente analisar cada página vendo se confirma ou contesta com o que você pensa. Simplesmente aprenda o que outras pessoas acreditam e fazem. Então compare com o que você leu. Faça isto até você ter uma boa ideia do que é importante para você, então se pode procurar uma tradição spiritual que apoia seus valores e prioridades.
2. Você esteve tão ocupado fugindo de algo que não consegue acompanhar algo. Um pastor te machucou tanto que te tornou avesso a qualquer autoridade religiosa. Você teve o Criacionismo sendo enfiado goela abaixo de tal forma que não consegue ler mitologia sem insistir que é apenas uma história inventada. Você era parte de uma igreja que explora o dinheiro de  seus membros e gastou perdulariamente, então começa achar que dinheiro não pode ser parte de uma espiritualidade verdadeira.
Muitos estão religiosamente machucados e a recuperação é um esforço em andamento.  Mas em algum ponto nós devemos largar a velha bagagem e começar um novo caminho. Em algum momento nós temos que parar de ser modernistas ou deístas e começar a sermos pagãos, druidas ou politeístas ativos.
Ao invés disto, pegue uma pratica espiritual nova e mergulhe nela incondicionalmente. Tente meditar, orar, fazer oferendas, observe a natureza. Leia livros sobre isso, faça cursos, fale com pessoas que fazem isso. Então pratique e continue praticando. Quando algo te faz se sentir desconfortável, faça de qualquer jeito. Deste jeito é que se aprende e se cresce.
Evidentemente, isto pressupõe que sua prática escolhida é ética. Eu não conheço qualquer prática spiritual que não seja ética, mas tem uma grande diferença entre “minha igreja diz que isso é pecado” e “minha intuição diz que isso é errado”. Siga seus instintos.
3. Você está procurando por perfeição. Você quer um caminho que se encaixa perfeitamente em suas crenças. Você quer uma tradição com pessoas perfeitas – você está cansado da hipocrisia da sua “velha” religião. Todos nós queremos que as coisas combinem bem, mas não existem pessoas perfeitas e não existem caminhos espirituais perfeitos.
Que imperfeição a qual você não consegue aceitar e o que é um quebrador de promessa? Assuntos de ética e integridade sempre serão quebradoras de promessas. Mas muitos buscadores estão tentando encontrar um grupo de pessoas que são como eles, então não precisam se comprometer e não precisam ampliar e aprender.
Ao invés disto, faça uma lista do que você tem que ter em um caminho e medite sobre a lista.  Faça alterações enquanto achar que se encaixa. Eis o truque – você tem que reduzir a lista para no máximo três itens. Mais do que isto acabará em desapontamento.  Como no casamento, a maior parte do sucesso não é sobre encontrar a pessoa certa, mas ser a pessoa certa.
4. Você está procurando por confirmação externa. Você espera por uma sarça ardente ou um coro de anjos. Você quer que Zeus em pessoa se materialize e explique o Significado da Vida. Ou você quer um texto antigo coerente que você possa ler literalmente.
Coisa alguma nesta vida é certa. Muitas vezes a única maneira de saber o que existe além da colina é ir e subir na colina. Pode ser que exista um belo campo e pode ser que seja um deserto, mas se você não começar a andar até ter certeza, você permanecerá no canteiro da Estrada por muito tempo.
Ao invés disto, olhe dentro de você. Sua prática espiritual te inspira a viver em harmonia com outras pessoas e a natureza? Ela é uma fonte de encorajamento ao invés de medo? Ela te desafia a viver seus valores ao invés de fazer o que é mais fácil? Se ela faz estas coisas, esta é toda a confirmação que você precisa.
5. Você não se mantém tempo suficiente em algo para ver se funciona. Algumas fontes antigas dizem que demora 19 anos para se tornar druida. O curso na OBOD leva três anos e eu não conheço quem tenha terminado em menos de cinco. Estudantes dedicados wiccanos estudam por um ano e um dia antes de sua iniciação de primeiro grau.
Ainda assim eu vejo pessoas que leem um livro ou passam um mês explorando uma tradição spiritual e então pula para tentar outra coisa. Sim, o mundo tem muitas tradições religiosas belas e ponderosas e existe sabedoria em todas elas. Mas muito dessa sabedoria apenas chega depois de muitos anos de prática consistente e dedicada. Se você quer mesmo sincretizar, aprenda o suficiente de cada tradição para então misturar atentamente e não atropeladamente.
Ao invés disto, pegue algo e comprometa-se a praticar diligentemente por um ano. Durante este ano mergulhe o mais profundamente nesta tradição quanto você puder. Leia fontes de outras tradições apenas se informarem sobre seu caminho escolhido. Ao fim do ano, veja onde você está. Se você tiver certeza que não é para você, então tente outra coisa. Mais provavelmente você irá descobrir que você está apenas começando a ver o quão fundo há neste caminho, apenas se você continuar a trabalhar nele.
Uma jovem cristã perguntou ao Dalai Lama como ela podia ser budista.  Ele respondeu que ela não precisava ser budista para praticar a compaixão. As religiões não são todas iguais, mas você pode aprender, crescer e fazer o bem em qualquer religião positiva. O melhor é praticar fortemente o Cristianismo do que praticar fracamente o Budismo.
A religião costumava a ser simples. Você aprendia a religião de sua família. Este ainda é o caso em muitas partes do mundo. Mais opções trazem mais liberdade, mas também mais complexidade. Encontrar o caminho spiritual é possível, mas requer um trabalho dedicado, consistente e atencioso.
Que você possa encontrar o caminho que chama por sua alma!
Autor: Brian Rush
6. Todo o conceito de escolher um caminho entre tradições existentes é obsoleto [NB - eu não diria obsoleto, mas sem base acadêmica], tornando errada a questão “qual caminho é certo para mim”.
Religião e espiritualidade nunca acabarão, mas religiões no plural sim. Nós estamos nos aproximando uma situação na qual ideias religiosas são trocadas em um mercado intelectual irrestrito, sem identidades separadas. Nós estamos nos aproximando de um tempo quando não será mais dito “eu sou cristão”, ou “eu sou budista”, ou “eu sou pagão”, mas todos terão a liberdade de considerar ideias como a unidade de Deus e Homem, ou a raiz do sofrimento no desejo, ou a mítica imagem da Grande Mãe, sem fronteiras ou rótulos.
Nós não encontramos um caminho. Nós o fazemos.
Fonte: Patheos

Nenhum comentário: