Frequentadores de igrejas de Toulouse estão classificando a ópera como uma "celebração do lado sombrio", de acordo com a agência France Presse.
Tudo por casa dos gigantes mecânicos feitos de madeira e aço, fabricados pela empresa La Machine.
"É sobre transformar a cidade num teatro, e sair para encontrar os moradores com máquinas extraordinárias e monstruosas que têm quase 12 metros de altura e que acessam as janelas e sacadas do quarto andar de uma casa. E então é um encontro entre essas máquinas, mas um encontro entre essas máquinas no espaço público, e um diálogo com a cidade que se torna um imenso teatro. Então esse é o show que vai acontecer, que se chama 'La Porte des ténèbres' (O Portal das Trevas)", defendeu-se François Delarozière, diretor artístico de La Machine.
Parte das preocupações dos fiéis vem de um dos gigantes, que é uma recriação de Lilith, conhecida como a "mulher do Diabo". Ela é operada por uma artista.
"Se eu levanto meu cotovelo, ela levanta o cotovelo, se eu dobro meu cotovelo, ela dobra o cotovelo. Então, para mim, é mais como se eu fosse o braço esquerdo dela, eu trago o braço esquerdo dela à vida, quero dizer, eu estou dentro de Lilith sendo o braço esquerdo dela, interagindo com tudo ao redor dela, também em comunicação direta com o braço direito, para que possamos fazer movimentos juntos, por exemplo, quando nós lançamos feitiços", explicou Aline Brugere.
Fonte: https://extra.globo.com/blogs/page-not-found/post/2024/10/fieis-catolicos-se-revoltam-com-conotacao-satanica-de-opera-com-gigantes-mecanicos.ghtml
Nota: como era de se esperar, o medo e protesto de mentalidade medieval. Eu espero que essa ópera e arte venha para São Paulo. O robô "Lilith ", principalmente. Tem um aspecto aracnídeo, mas eu fiquei apaixonado 🥰.
Nenhum comentário:
Postar um comentário