A questão foi levantada no Instagram, através da página Catolicismo Apostólico. O internauta queria saber se, na visão católica, o uso de biquínis por mulheres e sungas por homens seria aceitável. A resposta do padre foi direta e enfática: "Perguntas tão óbvias. Biquíni é pecado? Pecado grave. Não é só pecado, é pecado mortal. Você está pelada. Deixa de ser louca."
Na publicação, o perfil afirma que “o biquíni, por ser uma peça muito reveladora, pode acabar incitando pensamentos impróprios e distraindo do respeito que devemos uns aos outros. A Igreja nos ensina que nossas vestimentas não devem servir de ocasião de pecado para nós ou para os outros (Catecismo da Igreja Católica, 2521-2524).”
A postagem rapidamente viralizou, alcançando quase 2 milhões de visualizações e provocando uma enxurrada de comentários. Embora alguns concordassem com a posição do padre, a maioria dos comentários expressava indignação. Uma das críticas mais repercutidas questionava: "É pecado se esconder por detrás da religião e ficar atacando os outros por raiva de não poder ser quem realmente é?" Outro usuário fez referência aos casos de abuso envolvendo membros do clero: "Pecado mesmo é abusar de crianças e se esconder atrás da batina."
A declaração do padre trouxe à tona discussões sobre a influência da religião na vida cotidiana, especialmente em temas ligados à liberdade individual e à expressão corporal. A fala também reacendeu o debate sobre a conduta de líderes religiosos e os limites da moralidade religiosa em relação aos costumes sociais modernos.
Além disso, há de se levar em conta o aspecto machista da fala, pois coloca a culpa na mulher de uma possível “tentação” ao homem, que neste caso seria vítima da astúcia feminina. Absurdo. E foge do que foi ensinado por Jesus, de que “se teus olhos forem bons, todo teu corpo será”. O problema, para Jesus, nunca será da mulher, mas dos olhos machistas que objetificam mulheres e ainda colocam a culpa de seus desejos animalescos no corpo feminino.
Fonte: https://revistaforum.com.br/brasil/2024/11/5/padre-diz-que-usar-biquini-pecado-mortal-voc-esta-pelada-deixa-de-ser-louca-168773.html
Nota. O cacatólico vai querer comentar - ah, mas e a decência?
A notícia lembrou outra. Citando:
Uma estudante que se despiu no Irã em sinal de protesto contra o assédio de milicianos da Guarda Revolucionária foi detida, segundo grupos estudantis e ativistas pelos direitos humanos.
A jovem estudante da universidade Azad de Teerã, cuja identidade não foi revelada, era assediada por membros da milícia Basij, segundo esses ativistas.
Em sinal de protesto, ela se despiu em frente à universidade e caminhou pelas ruas em roupas íntimas, de acordo com um vídeo que circula nas redes sociais. A jovem caminhava de braços cruzados, até que agentes chegam nela de forma brusca e a prendem.
Fonte, citado parcialmente: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/11/04/estudante-e-presa-no-ira-apos-se-despir-publicamente-em-sinal-de-protesto.ghtml
Retomando. Resumindo, o padre tem a mesma mentalidade do Talibã. Eu insto às mulheres que ainda sejam católicas que largue essa instituição obsoleta e arcaica. Venha ao Paganismo Moderno. Aqui você pode ser sacerdotisa e vestir (ou despir) o que quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário