Steven Posch escreve em sua página:
"A Décima Terceira Noite (também conhecida como Festa dos Tolos), a festa que marca o fim oficial dos dias de Yule, é caracterizada por, digamos, falta de moderação em comer e beber: uma última explosão antes dos Dias de Inverno. Estávamos cantando as velhas canções de Mãe Berhta, Velha Bruxa Winter, a ogra de Yule que (pelo menos localmente) traz, não o que eles querem, mas o que eles merecem, para crianças pagãs na véspera do solstício de inverno.
Como todos sabem, na Mother Night ela vem cavalgando nas costas de ninguém menos que Gnasher Skeggi, que - como diz a música - é “seu bode, seu filho e namorado também."
Steven conta um pouco sobre Gnasher Skeggi e seu "pai" Skeggi Skeggason que, pela mitologia nórdica, gerou a si mesmo (de acordo com Steven).
Houve uma comparação com os bodes de Thor (que até foram citados no Universo Marvel), Tanngrisnir e Tanngnjóstr. Que foi "traduzido" como Tooth-gnasher (ranger de dentes), mas eu prefiro deixar esses erros de tradução para os cristãos.
Steven fala também da Mãe Berhta, que também é conhecida como Perchta. Como outras entidades primordiais, Bertha tem muitos nomes, muitas manifestações e sei comportamento é dúbio, instável e intercambiável. Ela sai pelo mundo para presentear as crianças com o que merecem. Pode ser uma bênção, pode ser uma maldição. Ela é Deusa e Bruxa. Por precaução, os Germânicos a casaram com Odin.
A imagem de um "bode de Natal" não parece ser muito interessante para o Comércio. No anime Mahoutsukai no Yome tem a cena da Deusa do Inverno montada no Deus Gamo. Então, a pergunta a se fazer é por que Bertha chega montada em um bode, que Steven diz ser filho e amante dela?
Reis e heróis são representados montando cavalos para ressaltar sua condição nobre. Bertha vem montada no bode para ressaltar sua condição divina.
Sem falar no significado implícito de caráter sexual.
E tem celebridades do Paganismo Moderno que negam a intenção sexual dos ritos ancestrais.
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