Referências do Novo Testamento
“E naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, levantou-se uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram negligenciadas no ministério diário. Então os doze chamaram a multidão dos discípulos e disseram: Não é motivo para deixarmos a palavra de Deus e servirmos às mesas. Portanto, irmãos, procurai entre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais podemos designar para este negócio. Mas nos entregaremos continuamente à oração e ao ministério da palavra. E a palavra agradou a toda a multidão; e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro , e Nicanor , e Timon, e Parmenas , e Nicolau, um prosélito de Antioquia : os quais puseram diante dos apóstolos; e, tendo eles orado, impuseram-lhes as mãos”. (Atos 6:1-6 )
“Ao anjo da igreja de Éfeso escreve; Estas coisas diz aquele que tem na mão direita as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro; Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e como não podes suportar os maus; e provaste os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos; tens paciência, e por amor do meu nome trabalhaste e não desfaleceste. No entanto, tenho algo contra ti, porque deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; ou então virei a ti sem demora, e tirarei do seu lugar o teu candelabro, se não te arrependeres. Mas tu tens isto, que odeias as obras dos Nicolaítas , que eu também odeio . Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas; Ao vencedor darei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus”. (Apocalipse 2:1-7 )
“E ao anjo da igreja em Pérgamo escreve; Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes; Conheço as tuas obras, e onde habitas , onde está a sede de Satanás; e tu reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, mesmo naqueles dias em que Antipas foi meu fiel mártir, que foi morto entre vós, onde Satanás habita . Mas algumas coisas tenho contra ti, porque tens ali os que seguem a doutrina de Balaão, que ensinou Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para comer coisas sacrificadas aos ídolos, e para se prostituir. Assim também os que seguem a doutrina dos Nicolaítas , coisa que eu odeio. Arrepender-se; ou então virei a ti sem demora, e pelejarei contra eles com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas; Ao vencedor darei a comer do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, que ninguém conhece senão aquele que o recebe ”. ( Apocalipse 2:12-17 )
Fonte: http://www.danielrjennings.org/AncientAndMedievalReferencesToTheNicolaitanes.html (traduzido com Google Tradutor).
O último Padre da Igreja Ocidental foi Isidoro de Sevilha , que terminou as Etimologias , no ano 636 DC. No Livro VIII intitulado "A Igreja e as seitas (De ecclesia et secta)", ele escreveu: "Os Nicolaítas são assim chamados de Nicolau, diácono da igreja de Jerusalém, que, junto com Estêvão e os outros, foi ordenado por Pedro.
Fonte: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Nicolaism (traduzido com Google Tradutor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário